domingo, 24 de junho de 2007

Obsessão pelo passivo

Num fórum do Sporting participei num interessante debate sobre o centro de formação de jogadores do nosso clube e sobre algumas perspectivas de gestão económica e desportiva. Neste post vou deixar o essencial do que opinei naquele fórum

O Sporting devido ao corpo directivo que tem, que é formado por gestores e burocratas profissionais vive no lema da: Racionalidade económica antes dos resultados desportivos. É um corpo directivo constituído por homens sem emoção, sem paixão, sem sportinguismo. Só falam de números, contas e transacções.

O Porto gere a sua equipa sem a obsessão pelo passivo, faz investimentos importantes, compra jogadores de nível internacional, tem salários altos, ganha qualquer luta pela compra de qualquer jogador com o Sporting. E assim ganha títulos, apura-se sempre para a Liga dos Campeões, e consegue regularmente chegar aos oitavos de final da Champions. Sem a obsessão pelo passivo o Porto ganha campeonatos, ganha dinheiro, consegue valorizar os seus jogadores como nenhum clube português e consegue até vender jogadores medianos a preços exorbitantes e com um pouco mais de engenho na gestão económica ainda reduzirá o passivo a uma maior velocidade que o Sporting.

O Sporting pode viver a obsessão pelo passivo, a paranóia da contenção de custos, mas a verdade é que sem uma presença regular na Liga dos Campeões nenhum grande clube português conseguirá a tão almejada saúde financeira. E o Sporting não tem política desportiva e financeira. que lhe permita essa presença regular na Champions. Esta é a questão fundamental

Nº1- Todos sabemos que dentro de pouco tempo o 3º lugar pode deixar de dar acesso à pré-eliminatoria da liga dos campeões. O Sporting estrutura a sua equipa apenas para o 3º lugar. Como o futebol é uma incerteza e como o Benfica tem de vez em quando ataques de sono, lá conseguimos dois segundos lugares nos dois últimos anos. Temos um orçamento muito mais baixo que os rivais, temos salários mais baixos, temos jovens no plantel, alguns ainda em formação. Foram pequenos milagres e a falta de jeito dos outros que nos deram estes segundos lugares. Milgares acontecem no futebol mas uma equipa não deve ser gerida à espera de milagres.

A Aposta na Formação

O Sporting aposta na formação principalmente para não ter que fazer constantemente grandes investimentos em jogadores e para mais facilmente conseguir fazer mais valias financeiras quando os vende. Compreende-se e aceita-se. Mas a questão principal é a seguinte: Enquanto o Sporting aposta num Djaló, que ainda vem para queimar ultimas etapas de formação, ganhar experiência a alto nível e ainda precisa de tempo para explodir, o Porto compra um jogador já formadissimo como Lisandro Lopez, que lhe garante resultados imediatos., garante-lhe títulos, e mais facilmente o jogador valoriza-se e é vendido para um clube do 1º mercado do futebol.

Ou seja há duas politicas para se gerar mais valias em vendas de jogadores.- Formar em casa, e depois vender, fazendo assim sofrer a equipa principal, porque o jogador ainda é inexperiente e precisa de queimar etapas. Ou como faz o Porto, comprar jogador jovens mas já formados em equipas médias do futebol português ou em equipas grandes da américa latina e de outros mercados periféricos, obter com eles resultados imediatos, ganhar campeonatos, chegar longe na Champions , valorizar os jogadores e eventualmente vende-los.

o Sporting investiu no seu projecto económico, e tem-se esquecido de competir. Para competir é preciso olhar para os adversários, alcançá-los e e se possível superá-los. Não podemos começar todas as épocas com o consenso que o Porto e o Benfica têm melhor plantel que o nosso, e que já é bom conseguirmos o segundo lugar porque temos o orçamento mais baixo e o plantel mais jovem. Quero ver o Sporting a ganhar títulos, estou farto dessa conversa fria e contabilística.

O que o Sporting faz é trazer jogadores da formação muitas vezes ainda despreparados, depois quando eles atingem já um bom nível competitivo vende-os. Cristiano Ronaldo e Nani, saíram do Sporting sem ganhar nenhum campeonato. Também sabemos que Veloso está prestes a ir embora. Vamos ver se ainda aguenta mais um ano.

Também não nos podemos iludir com a formação. A geração de Nani, Moutinho, Veloso, é uma geração de ouro, é uma geração rara, não vão aparecer todos os anos jogadores desse nível. O Ajax sempre apostou na formação e há muito tempo que não produz jogadores do nível dos da geração de ouro dos anos 90. O Sporting teve sorte com esta geração e se mantiver esta politica financeira, quando não tivermos uma boa fornada de jovens a equipa pode atingir níveis dramáticos de qualidade futebolística. Imaginem o que seria da equipa do ano passado sem Nani, Moutinho e Veloso.

Tecto salarial

Outra amostra dessa obsessão pelo passivo é a questão do tecto salarial. O Sporting tem como tecto salarial 75 mil euros (abriu excepção apenas para Moutinho e Liedson que recebem 110 mil). Isto só por si é desmotivante para os jogadores. Um jogador de grande nível verá sempre o Sporting como um clube de passagem e nunca como um clube para se fazer carreira. Por exemplo, o Veloso brevemente receberá propostas de clubes a oferecerem-lhe salários de 150/200 mil euros. Logo, logo já terá a cabeça fora do Sporting. O Quaresma rejeitou propostas do Bayern e do Atlético Madrid, diz até que vai renovar com o Porto e equaciona fazer careira lá…assim como o Simão no Benfica. No Sporting isto nunca acontecerá mais uma vez por causa da obsessão pelo passivo. Sporting hoje é apenas um clube de passagem para qualquer grande jogador.

O Futuro

O presidente do Sporting disse que havia 9 milhões para contratações. Se se confirmar a vinda do Vukcevic e do Grimmi, só nos faltará um jogador. e o Sporting ainda só gastou 3 milhões ( já a contar com o dinheiro do Romagnoli) . Todos sabemos que o Sporting não vai dar 6 milhões por nenhum jogador. O que vai acontecer é que vamos mais uma vez pedir emprestado o jogador que nos falta e vamos desviar esses 6 milhões prometidos para cobrir o passivo. Ou seja vamos perder mais um titulo em nome da redução do passivo.

Eu quero que o Sporting seja gerido à Porto ou à Benfica. A obsessão pelo passivo só nos vai deixar a lamentar campeonatos perdidos, ausências nas Ligas dos Campeões, e a partidas dos nossos melhores jogadores. Isto sem que saibamos se realmente estamos a reduzir o passivo a uma velocidade razoável, porque quando andarmos fora da Liga dos Campeões quero ver como será.

Sai agora uma pergunta necessária para os cientistas económicos da nossa direcção e que necessita de uma resposta urgente para os adeptos: Com esta política desportiva e financeira do Sporting, quantos anos precisaremos para que o nosso clube consiga colocar o passivo numa situação respirável???? 10?? 20?? 30??

É melhor que nos digam já porque eu não vou estar a vibrar, a torcer , e a sofrer por um clube que resolve hipotecar por décadas conquistas de títulos por causa dessas paranóias economicistas impostas por Dirigentes-vampiros que querem transformar o nosso clube no Novo Arsenal. Um clube cativante para os accionistas, porque gasta pouco, faz mais valias a vender jogadores importantes mas que não ganha títulos. O Sporting abdicou de ser um candidado ao título para ser um Centro de transacção de jogadores.

Acho que muitos dos nossos adeptos já engoliram essa retórica da obsessão pelo passivo. Eu ainda não a engoli. E pode ser apenas uma coincidência mas não ganhamos um campeonato desde que abrimos a Academia de formação de jogadores. Já lá vão 5 anos. Transaccionámos muitos e bons jogadores, campeonatos que é bom, nada.

Torres Lima

MVP


Olho para o plantel do Sporting e vejo um jogador cuja importância não é devidamente reconhecida : Marco Caneira.


Quando começou a época desportiva, o Sporting tinha uma defesa que estava desenhada da seguinte forma:


Defesas Esquerdos: Caneira a titular, Ronny e Tello como opções.

Defesas Direitos: Abel titular, Miguel Garcia e Caneira como opções.

Defesas Centrais: Polga e Tonel como titulares, Caneira e Veloso como opções.


Logo ali, percebi que numa época que se previa longa, Marco Caneira seria um dos jogadores mais importantes do Sporting, o que se veio a confirmar. Se fizermos uma análise de Caneira, encontramos um jogador que não é terrivelmente rápido, não é muito alto, não tem uma técnica por aí além... Não tem nada fisicamente que faça olhar para ele e dizer: Tem um potencial acima da média. Isto na teoria.

Na prática o que se vê é alguém com uma cultura táctica que lhe permite cumprir em todas as posiçõs, com uma vontade que até lhe permite ser decisivo em jogos grandes (Golaço ao Inter, a jogar a Lateral Esquerdo) e uma atitude competitiva que se baseia no seguinte: Antes quebrar que torcer.


Caneira acabou por ser titular em todas posições da defesa leonina: Começou o ano como defesa esquerdo titular, quando Abel vacilou disse presente e cumpriu como defesa direito titular, quando Tonel se lesionou disse presente novamente e apareceu como central titular e a jogar bem, ao ponto de agarrar o lugar.

Caneira disfarçou as várias lesões que a defesa leonina teve. É um jogador indispensável para qualquer treinador, e permitiu inclusivé que Miguel Veloso não fosse retirado do meio campo, porque deu a garantia de tapar o buraco no centro da defesa, quando fosse necessário. O sucesso da defesa Sportinguista passa muito por ele, e inclusive, quando esteve lesionado o Sporting tremeu (foi a fase em que sofreu mais golos... a palavra chave é atitude).


Neste momento, com a saída de Tello e Miguel Garcia, Caneira é novamente a melhor opção para defesa esquerdo, e a segunda opção para defesa direito (ou até mesmo a primeira, se não tiver lugar no centro da defesa). Com a chegada de Gladstone, o Sporting acaba por contratar o "trinco" para substituir Custódio (Miguel Veloso assume-se definitivamente como trinco) e Caneira fica à espreita para ver aonde é mais importante.

É justo dizer-se que a defesa do Sporting é Caneira e mais 3. Atitude e polivalência, são características que deixam todas as opções em aberto para qualquer técnico e é por isso que digo que o MVP da defesa menos batida dos campeonatos europeus tem quatro nomes: Marco António Simões Caneira.

sábado, 23 de junho de 2007

A novela Rodrigo Tello


Rodrigo Tello veio para o Sporting com estatuto de craque e como uma das mais caras contratações senão a mais cara da historia do Scp. O Sporting assim como os seus adeptos mais atentos rapidamente se aperceberam que a reputação original de Tello era um mito. Tello era então, um jogador com nível para o Sporting com boa margem de progressão e contudo a sua qualidade estava muito desfasada do valor do seu passe. E foi precisamente aí que repousou a necessidade de rentabilizar o investimento feito num produto claramente inflacionado. Essa rentabilização não foi facil, Tello passou por uma serie de posições até se encontrar como defesa esquerdo, e tendo atingido o seu pico, tornando-se (discutivelmente) no melhor da bet and win, o Sporting dormiu na sua renovação e deixou-o ir a custo zero.

Tello
passou a ser como que um símbolo do clube, um jogador "formado" no Sporting, foi cá que cresceu e se tornou num jogador rápido, num defesa consistente, o marcador de livres da equipa, e um monstro de cruzamentos. E ainda assim o Sporting dormiu, a sua renovação foi segundo os jornais adiada para depois da taça, como se fosse possível "adiar" a situação contratual de um titular indiscutível.
O jogador saiu e fez bem, porque a diligencia do Sporting para tratar deste assunto foi duma incompetência inqualificável.
Posteriormente, como se já não bastasse, a direcção Leonina decidiu recorrer a subterfúgios burros como o de espalharem nos media que irião levar o caso para o departamento jurídico sob abrigo de terem um acordo verbal com o jogador. Em ultima analise um acordo verbal serve de quê?

Quem esta ao leme do Sporting tem de estar consciente que os adeptos não estão a dormir(como parecem estar alguns burocratas do corpo directivo). Importa em despedida deste triste assunto colocar as seguintes questões: Quem é o responsável desta trágica novela? O Sr. Carlos Freitas não é o director desportivo do Sporting? Porque é que o Sporting resolve SEMPRE assuntos capitais á ultima da hora? Nós não vemos estas calamidades a acontecer nos outros ditos grandes, se o Sporting quer partilhar esse estatuto com o Porto e o Benfica, esta na altura de agir como tal em todos os aspectos do clube, em vez de se estar constantemente a gabar que o passivo esta a ser coberto e que mesmo falido ainda consegue competir.

Saudações leoninas,
Hugo S.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Yannick Djaló não é e nunca será.


Consagrado nas camadas jovens do Sporting, e depois de uma temporada marcante ao serviço do Casa Pia, Yannick Djaló chegou à equipa sénior do SCP. Chegou e chegou mal.

Djaló é um jogador rapidíssimo, voluntarioso, ágil mas é ao mesmo tempo um jogador demasiadamente ingénuo, imaturo, assustado e com insuficiências técnicas relevantes.Revela dificuldades preocupantes no controlo de bola, tem um péssimo controlo da sua velocidade, correndo muitas vezes mais que a própria bola, e é também um finalizador de baixissimo calibre. Por não ter frieza nenhuma, normalmente é muito perdulário em zona de finalização.Não tem nível para o Sporting e sem ser preciso ter-se grandes aptidões para futurologia, percebe-se que nunca terá. Djaló será apenas mais um Lourenço.

Da parte do Sporting, inteligente seria, vendê-lo nesta altura, em que Djaló deve estar algo valorizado pela participação que teve na época transacta e também pela convocatória para este Europeu de sub-21. Com sorte e com boa capacidade de negociação ainda o podíamos vender a uns 5 milhões de euros. Não é impossível, já conseguimos vender o medianíssimo Hugo Viana a 12 milhões.

É muito importante que se venda agora, porque o jogador se tudo correr normalmente, irá perder cada vez mais importância no plantel, e chegará a um ponto aflitivo de desvalorização. Da mesma forma como aconteceu com Custódio e Carlos Martins. E estes dois até são jogadores de nível para o Sporting. Djaló não é e nunca será.

Torres Lima

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Carlos Freitas

Carlos Freitas, 40 anos, antigo jornalista e agente desportivo, assumiu não se sabe bem como, cargos decisivos na política desportiva e de contratações de jogadores no nosso clube.

Em primeiro lugar era importante saber-se qual o critério que tem o Sporting para colocar alguém como Carlos Freitas como principal responsável pelo futebol do clube e logo responsável também pelas entradas e saídas de jogadores. A maioria dos grandes clubes por essa Europa fora, têm neste posto, homens profundamente ligados ao futebol. Antigos jogadores, antigos treinadores ou outras pessoas reconhecidas pelo seu inegável conhecimento futebolístico. Nada mais natural porque o trabalho de gestão desportiva. de pesquisa, de observação e de contratação de jogadores requer um know-how futebolístico muito especial, e muitas vezes para um clube este trabalho é muito mais importante que o trabalho do treinador, para o sucesso de uma equipa de futebol.

Não digo aqui que Carlos Freitas não tem qualidades para ocupar este posto. Mas porquê Carlos Freitas?? Não era importante explicar-se aos adeptos porque é que se escolhe um homem como Carlos Freitas, para ocupar esta posição crucial para a gestão da equipa de futebol??

Nenhum gestor desportivo acerta sempre, nem pode ser responsabilizado pelo sucesso ou insucesso de todas as contratações, até porque algumas delas são feitas em estreita parceria com a equipa técnica. Carlos Freitas teve directamente ligado a algumas das boas contratações que o Sporting fez nos últimos anos como André Cruz, Rochemback, Enakarhire etc. Mas o ano passado foi trágico. Sporting contratou Alecsandro, Bueno, Paredes e Farnerud. Estes 4 jogadores não só tiverem épocas desportivas falhadas, como também provaram que não têm nível para vestir a camisola do nosso clube. Se Alecsandro e Farnerud são jogadores medianos, Bueno e Paredes nesta altura são realmente muito maus e nunca deveriam ter sido equacionados.

Os critérios das contratações de Farnerud e Paredes para mim foram assustadores. Revelaram na minha opinião burrice e incompetência. É verdade que Paredes é um internacional paraguaio, e que teve um grande desempenho em Portugal ao serviço do Porto. Mas Paredes veio com 30 anos, e alguém acredita que um jogador bom que está em Itália a custo zero vem para o Sporting???? Ninguém o vai querer????
O raciocínio é o mesmo para Farnerud. Algum bom jogador a custo zero no campeonato francês vem para o Sporting??? Carlos Freitas só podia estar a dormir.

Pela época transacta que foi catastrófica (das piores de sempre) ao nível das contratações, Carlos Freitas teria que ser responsabilizado. Não digo que tenha que ser despedido ou retirado do cargo, mas teria certamente que perder alguns dos poderes que tem. Não se pode adquirir jogadores assim, dessa forma tão leviana e reduzir o Sporting quase à mediocridade desportiva. Que seria de nós se não fosse os Nanis, Moutinhos, Velosos (que sejamos realistas não nos vão aparecer todos anos)?

Paulo Bento e Pedro Barbosa são homens do futebol e estão no corpo técnico do clube. São homens lúcidos, foram jogadores inteligentes e competentes. Percebem muito de futebol certamente. Sinceramente não acredito que estejam a participar activamente nestas contratações calamitosas. Se calhar seria importante Carlos Freitas colaborar ainda mais com estes dois homens. Duvido que assim nos calhasse mais um Bueno ou este Paredes pré-reformado.

Torres Lima

Derlei



Yannick Djaló, jogador despreparado e limitado e obviamente sem qualidade para jogar a alto nível num clube como o nosso está garantido como uma das opções para o ataque do Sporting em 2007/2008. O ataque da equipa será constituído por 4 jogadores como confirmou Paulo Bento. Agora para ocupar mais uma vaga do ataque contrataram Derlei.

Derlei não é um mau jogador como era Bueno por exemplo, mas porque é que o Sporting que ao que disse o seu Presidente tinha 9 milhões de euros para gastar em contratações, tem que correr estes riscos na formação duma área vital do nosso plantel: O ataque

Derlei fará 32 anos muito brevemente, foi assobiado, hostilizado, mal amado ainda há bem pouco tempo no Benfica. Nota-se que já não tem o mesmo pique e a mesma explosão que tinha no passado. Saiu do Benfica como indesejado. Fez apenas 1 golo em meia época. Porque é que um jogador com este historial bem recente entra no nosso clube para jogar numa zona do campo onde há vários anos não conseguimos acertar uma contratação?

O ano passado com a chegada de Djaló, Bueno e Alecssandro, praticamente amputámos o nosso ataque, e ficámos mais uma vez extremamente dependentes da inspiração periódica de Liedson. Mesmo que Derlei se afigure como 3ª opção do ataque, já dá para perceber que se ele não se transcender (como será normal) , teremos como no ano passado um banco de incompetentes.

Esperemos que algum milagre aconteça.

Torres Lima

terça-feira, 19 de junho de 2007

Miguel Veloso


Concordo plenamente com o ponto de vista do meu amigo Santy. Miguel Veloso é para segurar, para se valorizar e vender a um bom preço, com sorte depois do Euro 2008, se Scolari o puser a titular da Selecção.

Os adeptos do Sporting têm que ficar cientes, que não seria justo querermos que um jogador como Veloso, permaneça e faça carreira no nosso clube. O Sporting não tem dimensão suficiente para a grandiosidade de MV.

Estamos perante um jogador assombroso, e que dentro de pouco tempo será certamente um dos melhores trincos do mundo. Veloso assusta pela sua serenidade, pela sua inteligência, pela sua capacidade brutal de passe multi-opcional. Para além disto tudo complementa todos estes dotes com uma imponência física invejável e com uma cultura táctica espantosa para os seus tenros 21 anos. Veloso joga como um veterano, é um jogador realmente bem formado, ao contrário de outros que têm chegado ao nosso plantel principal via Academia.

Há que pensar também nos jogadores, e realmente seria imerecido, que um jogador com este potencial não pisasse os maiores palcos do Mundo com equipas como Barcelona, Manchester United, Milão, Real Madrid etc.

Veloso ainda pode melhorar a sua condição física para tentar aguentar com mais fulgor os 90 minutos de jogo, deve ainda treinar e se calhar perder alguma massa, para poder ser mais rápido e explosivo. Se isto acontecer podemos estar a fabricar um jogador para a História do futebol nunca mais esquecer.

Torres Lima

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Bom Negocio!!

Neste momento sporting pode vir a fazer mais uma vez um bom negocio, com a possivel transferencia do trinco Miguel Veloso, jovem que pelas suas caracteristicas fisicas, mentais e tecnicas, logo logo será o titular na selecção A. Daí o melhor negocio que o SCP podia fazer era segurar este jovem a todo o custo. Façam o que for necessario mas é imperativo nao vender M.V., e este alerta é facil de perceber. Voltando uns anos atrás, quando vendemos Quaresma, nesse mesmo ano fizemos um erro de gestão,que foi vender tambem o craque Cristiano Ronaldo. Um bom gestor, consegue prever o futuro, vê mais além. Um jogador que já tinha representado a selecção A, e iamos entrar no ano do Euro2004 em Portugal, não era preciso ser um genio para se perceber que CR ia se valorizar, ou seja tinhamos tudo a a ganhar, pois em termos desportivos ficavamos com um bom jogador, e os 15 milhoes que ele rendeu, talvez seriam no ano seguinte 25 milhoes, ou mais( depois de ver o Paulo Ferreira a sair por 20 milhoes...). Depois deste flashback, volto á nossa realidade, ao presente, e aqui volto a apelar mais uma vez ao espirito e visão de um bom gestor da SAD. Miguel Veloso valorizou-se com o Euro sub21, certamente se nada de anormal acontecer( pois nao acredito q Paulo Bento vá inventar como fez no inicio de época, quando troca Miguel Veloso por Custodio) será titularissimo no sporting, Clube este que estará mais um ano na Liga milionaria ( grande montra), se tudo correr dentro do logico e tendo em conta que para a selecção A só existe Petit como jogador valido para ocupar a posição de trinco ( existe tambem Raul Meireles, mas no meu ponto de vista perde em quase todos os aspectos, tacticos, fisicos e tecnicos para MV), e tendo o seleccionador nacional já manifestado que vai utilizar o jogador nos proximos jogos, meus amigos, não é dificil perceber que provavelmente estará no Euro2008, pois é existe pouca opção e a qualidade do jogador é muita. Vamos ser Vivos desta vez ( nao querendo, mas tenho que mencionar, vamos fazer um negocio á FCP), vamos correr esse risco, se é que se pode chamar risco, e deixar o jogador ficar, ganha o SCP em termos de equipa, financeiramente vamos ganhar mais tarde. Mesmo que o cenario para o ano nao aconteca, tambem nao fico muito aborrecido, é da maneira q ficamos mais tempo com o Melhor (dentro de pouco tempo será!!) trinco a actuar em Portugal por mais uns tempos. Isto sim é um bom negócio :)


Abraço Santy

Jogar Simples


Quando não se tem dinheiro, tem que se ser mais inteligente que os outros, jogar simples e nunca ser complicativo. O Sporting fez uma grande segunda volta. Paulo Bento acertou a equipa a meio do campeonato, jogámos um futebol cativante, eficiente e muitas vezes infalível.

Na preparação desta época, a ideia deveria ser, manter esta equipa e apenas retocá-la nos seus pontos mais fracos. Convenhamos que 25.5 milhões por Nani é algo irrecusável ainda por cima para um clube semi-falido como o nosso. Sem Nani para 2007/2008 o plantel deveria ser o seguinte:

Guarda-redes

Ricardo
Tiago
Patrício

Laterais-direitos

Abel
Miguel Garcia
( Não deveria ter saído. Era um jogador que se estava a desinibir e a crescer de ano para ano)

Laterais esquerdos

Tello ( péssimo trabalho de gestão. Deixaram Tello tornar-se no melhor lateral esquerdo da Liga, e depois é que se lembraram de renovar com ele. Só no Sporting é que jogadores titulares saem a custo zero em final de contracto)
Alonso (lateral do Nacional. Muito completo. Robusto, defende bem, ataca bem, cruza bem. Acredito que nem nos custaria 1 milhão de euros)

Centrais

Polga
Caneira
(Prefiro-o a Central. A lateral limita sempre um pouco o desempenho ofensivo da equipa.Vamos ver se o Valência não o leva)
Tonel
Semedo
(Prata da Casa. Bom para 4º Central. Forte, Concentrado e Prático)

Trincos

Miguel Veloso
Custódio ( Erro ter saído a 1.5 milhões. Duvido que encontremos um melhor por esse preço. Lento, revelou debilidades nas marcações individuais, mas era um jogador inteligente, técnico e bom cabeceador. Era uma boa 2ª opção para o lugar. 1000 vezes melhor que Paredes)

Médios Volantes

Moutinho
Adrien Silva
( Vi este júnior jogar, gostei muito. É uma espécie de mini-Lampard. Competitivo, técnico, bom passador e com grande pulmão)

Médios ofensivos

Romagnoli
Ismailov
(Bom substituto para Nani. Vi alguns jogos e gostei. Driblador, rápido, tecnicista. Pena ser mais um jogador baixo. A altura é uma lacuna na equipa titular do Sporting. Este handicap pode ter relevância na Liga dos Campeões.)
Pereirinha
Carlos Martins
(Não deveria ter saído. Todos percebemos que o seu problema é apenas mental. Tem grandes qualidades para ser grande no Sporting. O corpo técnico tem responsabilidades ao abster-se completamente de fazer a sua recuperação psicológica)

Avançados

Liedson
Pinilla
(Vendido ainda na última temporada. Outro erro de gestão. Jovem, Possante, grande cabeceador, lutador, boa técnica. Dos melhores avançados que tivemos nos últimos 5 anos)
Linz (Jovem, bom jogador, finaliza bem, sabe-se movimentar na área. Seria uma compra segura e acredito que não muito dispendiosa.)
Zé Carlos (Grande jogador. Muito batalhador, experiente, inteligente, dinâmico. Com Liedson na frente desgastariam qualquer defesa em 30 minutos. Tem 31 anos, seria barato certamente)
Douala (É nosso e não tem clubes interessados. Jogador importantíssimo para o jogo ofensivo lateral, é uma grande opção de ataque para se ter no plantel.)

Dispensados

Paredes
Farnerud
João Alves
Ronny
( Bom pé esquerdo, bom a cruzar, bom marcador de livres, mas péssimo defensor)
Bueno
Alecssandro

Para vender

Djaló (Jovem, deve ter mercado. Não tem nível para o Sporting, nem me parece que algum dia venha a ter. Muito ingénuo, muito perdulário, e com limitações técnicas relevantes)

Continuando a apostar na formação, investindo apenas em valores seguros da Liga Portuguesa e comprando apenas cirurgicamente no estrangeiro, Sporting conseguiria com grande facilidade montar um plantel muito bom e capaz de competir com qualidade em todas as frentes.

Torres Lima

Toranzo


Fala-se que o Sporting deverá pedir emprestado este jogador argentino. O próprio Paulo Bento diz que já o observou, e o jogador disse que teve contactos do Sporting.

É lei no mundo da comunicação empresarial, que um dos elementos chave para o sucesso de uma Instituição é a transparência. Toranzo até pode ser o melhor jogador do mundo, (não posso fazer um juízo crítico sobre o jogador, porque não o conheço), mas o Sporting não pode adquirir um jogador da segunda divisão argentina, emprestado do River Plate, sem explicar aos adeptos quais são os critérios e objectivos deste tipo de contratações. É absurdo e bizarro.

Se o jogador tem nível para o Sporting porque não fiou no plantel do River Plate?? Se o jogador tem nível para o Sporting porque joga na segunda divisão argentina?? São questões obrigatórias que nesta altura fazem todos os adeptos do Sporting e que exigem inevitavelmente respostas.

O Sporting ainda não necessita de fazê-lo, porque o jogador ainda não foi contratado, mas caso o processo avance é imperioso que se explique isto.

Nos bastidores fala-se que o empresário de Romagnoli, também empresário de Toranzo, apercebendo-se que o SCP não tinha outra solução que não comprar Roma, devido à importância que o jogador ganhou na equipa nos últimos meses, garantiu à direcção do Sporting que Romagnoli assinaria contracto com o nosso clube e que faria pressão ao Vera Cruz para vender o jogador ao SCP, se nós ficássemos com o tal Toranzo. Vendo assim o empresário uma forma de valorizar o jogador num clube europeu que jogará a Liga dos Campeões. Estas informações de bastidores fazem muito mais sentido do que qualquer outra justificação para se comprar um jogador duma segunda divisão.

Devido à trágica política de aquisições desenvolvida pelo Sporting na época transacta, a nossa SAD já tem muito pouca margem de erro. Os adeptos não vão tolerar mais contratações falhadas, e sem qualquer critério. Estamos atentos.

Torres Lima

Saudações

Este blog que estreamos hoje, foi criado por um conjunto de adeptos do Sporting e visa essencialmente, servir como um espaço opinativo sobre as prestações e o dia-a-dia desportivo e administrativo do nosso clube. Deste blog faremos um meio crítico livre e imparcial que reproduzirá os nossos anseios, desagrados, concordâncias, preferências, paixões e incompreensões em relação a todo o corpo do Futebol do SCP. Acreditamos que todos os adeptos do clube se irão rever de uma maneira ou de outra neste nosso “Jornal” virtual. Tentaremos manter o blog actualizado com o máximo de regularidade possível. Contamos convosco para opinar, comentar e participar. Saudações e Viva o Sporting.