Carlos Freitas, 40 anos, antigo jornalista e agente desportivo, assumiu não se sabe bem como, cargos decisivos na política desportiva e de contratações de jogadores no nosso clube.
Em primeiro lugar era importante saber-se qual o critério que tem o Sporting para colocar alguém como Carlos Freitas como principal responsável pelo futebol do clube e logo responsável também pelas entradas e saídas de jogadores. A maioria dos grandes clubes por essa Europa fora, têm neste posto, homens profundamente ligados ao futebol. Antigos jogadores, antigos treinadores ou outras pessoas reconhecidas pelo seu inegável conhecimento futebolístico. Nada mais natural porque o trabalho de gestão desportiva. de pesquisa, de observação e de contratação de jogadores requer um know-how futebolístico muito especial, e muitas vezes para um clube este trabalho é muito mais importante que o trabalho do treinador, para o sucesso de uma equipa de futebol.
Não digo aqui que Carlos Freitas não tem qualidades para ocupar este posto. Mas porquê Carlos Freitas?? Não era importante explicar-se aos adeptos porque é que se escolhe um homem como Carlos Freitas, para ocupar esta posição crucial para a gestão da equipa de futebol??
Nenhum gestor desportivo acerta sempre, nem pode ser responsabilizado pelo sucesso ou insucesso de todas as contratações, até porque algumas delas são feitas em estreita parceria com a equipa técnica. Carlos Freitas teve directamente ligado a algumas das boas contratações que o Sporting fez nos últimos anos como André Cruz, Rochemback, Enakarhire etc. Mas o ano passado foi trágico. Sporting contratou Alecsandro, Bueno, Paredes e Farnerud. Estes 4 jogadores não só tiverem épocas desportivas falhadas, como também provaram que não têm nível para vestir a camisola do nosso clube. Se Alecsandro e Farnerud são jogadores medianos, Bueno e Paredes nesta altura são realmente muito maus e nunca deveriam ter sido equacionados.
Os critérios das contratações de Farnerud e Paredes para mim foram assustadores. Revelaram na minha opinião burrice e incompetência. É verdade que Paredes é um internacional paraguaio, e que teve um grande desempenho em Portugal ao serviço do Porto. Mas Paredes veio com 30 anos, e alguém acredita que um jogador bom que está em Itália a custo zero vem para o Sporting???? Ninguém o vai querer????
O raciocínio é o mesmo para Farnerud. Algum bom jogador a custo zero no campeonato francês vem para o Sporting??? Carlos Freitas só podia estar a dormir.
Pela época transacta que foi catastrófica (das piores de sempre) ao nível das contratações, Carlos Freitas teria que ser responsabilizado. Não digo que tenha que ser despedido ou retirado do cargo, mas teria certamente que perder alguns dos poderes que tem. Não se pode adquirir jogadores assim, dessa forma tão leviana e reduzir o Sporting quase à mediocridade desportiva. Que seria de nós se não fosse os Nanis, Moutinhos, Velosos (que sejamos realistas não nos vão aparecer todos anos)?
Paulo Bento e Pedro Barbosa são homens do futebol e estão no corpo técnico do clube. São homens lúcidos, foram jogadores inteligentes e competentes. Percebem muito de futebol certamente. Sinceramente não acredito que estejam a participar activamente nestas contratações calamitosas. Se calhar seria importante Carlos Freitas colaborar ainda mais com estes dois homens. Duvido que assim nos calhasse mais um Bueno ou este Paredes pré-reformado.
Torres Lima
quinta-feira, 21 de junho de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário