Há duas épocas atrás, o Sporting apresentava como primeiro capitão Beto, e como segundo capitão Sá Pinto. O ano passado, o Sporting tinha como primeiro capitão Custódio, e como segundo capitão Ricardo...
Todos se foram. De repente, o clube precisa de líderes. Vê em Moutinho alguém que naturalmente assume a braçadeira, e já promoveu Anderson Polga ao lote dos líderes.
Mas e agora? Com a mais que iminente saída de Marco Caneira, só vejo uma alternativa. Para mim um capitão de um clube grande deve ser alguém com enormes características humanas, capaz de se relacionar com todos os elementos do grupo, de os galvanizar quando é necessário, alguém que dê o exemplo dentro e fora do relvado. Idealmente, será também alguém que seja preponderante na estrutura da equipa... Entre o deve e o haver, só me vem um nome à cabeça, e ele é polémico (aceito que sim): Liedson.
A duvida em torno do levezinho consiste no facto de, no decorrer da época 2004-2005, este ter prolongado as suas férias de Natal, indo contra todas as regras de um clube de futebol.
Nessa altura, João Moutinho era ainda uma miragem na memória dos Sportinguistas, e mais tarde no decorrer desse ano o próprio Anderson Polga alegou problemas psicológicos para não jogar uma partida importante para o Sporting.
E Liedson? Liedson é O jogador mais influente do Sporting, arrisco mesmo dizer que será de longe o melhor jogador da Liga. Disciplinarmente, não voltou a escorregar; Nunca se ouviu que andasse em noitadas; Nunca se lhe ouviu falar mal de colegas; É o jogador do Sporting que mais corre durante uma partida; É o jogador mais bem pago do plantel; Fez toda a segunda volta do campeonato com 4 cartões amarelos, sem ter um único jogo de castigo... isto é rigor, e disciplina; Isto é sinónimo de vontade de vencer, isto é capacidade, isto é simplesmente... Liedson.
Em todo o lado no mundo se dá responsabilidade aos grandes jogadores. É uma forma de os motivar, de os obrigar a dar o exemplo, de os fazer trabalhar mais e melhor, é no fundo uma hipótese de potenciar as suas qualidades. Exemplos? Simão no Benfica, Henry no Arsenal, Okocha no PSG, Shevchenko no Milan, Recoba no Inter, Van Der Vaart no Ajax, Ronaldinho no Barcelona, Fowler no Liverpool e depois Gerrard no mesmo clube (vejam o que ele era no inicio de carreira, disciplinarmente falando... vejam agora... Calculem os benefícios que o clube retirou da decisão)...
O Sporting tem que dar a Liedson o peso que ele vezes sem conta já demonstrou conseguir carregar, e incluí-lo no lote dos Capitães.
Se o Sporting tem um problema com os capitães... já toda a gente no clube sabe que para resolver problemas, está lá um homem: LIEDSON RESOLVE!
Abraços,
Vantunes
4 comentários:
Concordo plenamente!
Sou um fã de Liedson, pelo jogador, pelo carácter, pela entrega que coloca ao serviço do grupo! Liedson é sem dúvida um jogador do colectivo, como tal, tem o perfil para ser um dos capitães de equipa…a par de Moutinho, Polga e Miguel Veloso.
No passado, o Levezinho já errou (quem não erra?!), no entanto, desde que Paulo Bento assumiu o comando da equipa, o seu comportamento tem sido irrepreensível. Um verdadeiro líder ganha a admiração e o respeito dos jogadores, P. Bento consegui-o…Provando que Liedson não foi o único culpado das cenas de indisciplina que protagonizou!
Sendo um dos (senão o mais) jogadores mais decisivos da equipa, faria todo o sentido que fosse escolhido para integrar o lote dos capitães do Sporting! Faça-se luz na cabeça de quem manda…
Saudações Leoninas
Lopez
concordo. liedson é dos mais velhos, dos mais antigos na ekipa e dos melhores jogadores. ser um dos capitães seria justissimo. mas liedson sabemos k já falhou e mt. liedson prolongou ferias, e liedson já nos fez perder titulos por causa de receber amarelos e fikar indisponivel para jogos decisivos. n se eskeçam. tb existe esse liedson desleixado e desintegrado com o espirito da equipa.
eu acho que tonel e veloso tb poderiam ser opções . parecem jogadores sérios e naturais lideres em campo. mas de facto é verdade . há falta de lideres óbvios.
Torres Lima
Liedson é uma escolha válida, pois no plantel é dos jogadores com mais anos de Sporting, sem contar com os "miúdos" que já dão cartas e que foram criados nas camadas jovens, mas que ainda são muito crus para estas funções.
Saudações Leoninas.
Enviar um comentário