segunda-feira, 18 de junho de 2007
Toranzo
Fala-se que o Sporting deverá pedir emprestado este jogador argentino. O próprio Paulo Bento diz que já o observou, e o jogador disse que teve contactos do Sporting.
É lei no mundo da comunicação empresarial, que um dos elementos chave para o sucesso de uma Instituição é a transparência. Toranzo até pode ser o melhor jogador do mundo, (não posso fazer um juízo crítico sobre o jogador, porque não o conheço), mas o Sporting não pode adquirir um jogador da segunda divisão argentina, emprestado do River Plate, sem explicar aos adeptos quais são os critérios e objectivos deste tipo de contratações. É absurdo e bizarro.
Se o jogador tem nível para o Sporting porque não fiou no plantel do River Plate?? Se o jogador tem nível para o Sporting porque joga na segunda divisão argentina?? São questões obrigatórias que nesta altura fazem todos os adeptos do Sporting e que exigem inevitavelmente respostas.
O Sporting ainda não necessita de fazê-lo, porque o jogador ainda não foi contratado, mas caso o processo avance é imperioso que se explique isto.
Nos bastidores fala-se que o empresário de Romagnoli, também empresário de Toranzo, apercebendo-se que o SCP não tinha outra solução que não comprar Roma, devido à importância que o jogador ganhou na equipa nos últimos meses, garantiu à direcção do Sporting que Romagnoli assinaria contracto com o nosso clube e que faria pressão ao Vera Cruz para vender o jogador ao SCP, se nós ficássemos com o tal Toranzo. Vendo assim o empresário uma forma de valorizar o jogador num clube europeu que jogará a Liga dos Campeões. Estas informações de bastidores fazem muito mais sentido do que qualquer outra justificação para se comprar um jogador duma segunda divisão.
Devido à trágica política de aquisições desenvolvida pelo Sporting na época transacta, a nossa SAD já tem muito pouca margem de erro. Os adeptos não vão tolerar mais contratações falhadas, e sem qualquer critério. Estamos atentos.
Torres Lima
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Antes demais, congratulo-vos por esta iniciativa. É bom ver um blog verde, aonde se discuta o Sporting de forma adulta. Sem dizer que sim a tudo, e sem dizer que nao só por dizer.
Vou ser leitor assíduo. Garanto.
Qto a esta questão, acho-a pertinente. Lembro-me de há uns anos, mais concretamente em 2004, se falar na selecção do Brasil e se dizer que alguns jogadores só lá estavam por influência dos seus empresários e o principal exemplo era Anderson Polga, segundo se dizia. E o Polga é um jogadorzão. Portanto, o que está em causa não é tanto o valor do jogador mas interesses paralelos que muitas vezes fazem concretizar negócios. Ou seja, neste caso, o preçço de Romagnoli seria o de Romagnoli+Toranzo (entre salários e valorizações, já que o jogador viria emprestado).
Será coincidência que para o Manchester vão, no mesmo dia, Anderson e Nani?? Quem é o representante? Jorge Mendes.
Há 3 anos, do Porto, no mesmo dia: Mourinho, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira que custou 20 milhões de euros... mais 5 milhoes do queo Manchester deu nesse verão por... Cristiano Ronaldo. O pacote Mourinho custava 50 milhões de Euros. Nunca que o Porto venderia esses dois jogadores por 50 milhões se assim não fosse.
Os empresários colocam muitos jogadores. São as regras do jogo. E se o SCP entende que para ter Romagnoli tem que aturar o Toranzo em Alcochete por 12 meses... francamente não me choca.
responde-me vantunes, axas que no Porto os empresários colocam jogadores não pretendidos pela Pinto da Costa/equipa técnica??
parece-me que essa é que é a diferença.
Hum... francamente?? Não me parece que o Porto esteja assim tão à margem disto tudo: Penso já em dois nomes - Lucas Mareque e Renteria...
Ninguem me convence que estes jogadores foram pedidos por Jesualdo Ferreira, e até gostava de saber quem são os seus empresários mas quase que meto dinheiro em como deve ser o mesmo. Se calhar o mesmo de... por exemplo Lucho Gonzalez.
E também não estou a ver o Pinto da Costa a reconhecer talento tal a estes jogadores que os traga por sua vontade.
Penso que as coisas acontecem normalmente: Um empresário com ligações ao clube chega e diz "Tenho aí um gajo jeitoso. Vão observá-lo se quiserem" e nessa fase poderá ou não haver intervenção da equipa técnica, isso já não sei.
Lembro-me de há uns anos o Porto ter contratado Walter Paz e Mogrovejo... dois argentinos que juntos nao faziam um, que eram do mesmo empresário e que no Natal foram os dois recambiados. Será que na altura o Robson se lembrou deles por obra e graça do espirito santo e foi à Argentina perguntar por eles?
Antes disso, o porto trouxe ao mesmo tempo Mandla Zwane (o Pélé da Africa do Sul) e Etienne Ntsunda (o qual se dizia que era mais rápido que a luz)... duas pérolas africanas. Nenhum funcionou.
Enfim, com isto pretendo provar que o Pinto da Costa não é nenhum santinho nesta história das influencias dos empresários e apresento 6 casos concretos do presente, do passado mais recente e do mais distante...
Enviar um comentário