segunda-feira, 18 de junho de 2007

Jogar Simples


Quando não se tem dinheiro, tem que se ser mais inteligente que os outros, jogar simples e nunca ser complicativo. O Sporting fez uma grande segunda volta. Paulo Bento acertou a equipa a meio do campeonato, jogámos um futebol cativante, eficiente e muitas vezes infalível.

Na preparação desta época, a ideia deveria ser, manter esta equipa e apenas retocá-la nos seus pontos mais fracos. Convenhamos que 25.5 milhões por Nani é algo irrecusável ainda por cima para um clube semi-falido como o nosso. Sem Nani para 2007/2008 o plantel deveria ser o seguinte:

Guarda-redes

Ricardo
Tiago
Patrício

Laterais-direitos

Abel
Miguel Garcia
( Não deveria ter saído. Era um jogador que se estava a desinibir e a crescer de ano para ano)

Laterais esquerdos

Tello ( péssimo trabalho de gestão. Deixaram Tello tornar-se no melhor lateral esquerdo da Liga, e depois é que se lembraram de renovar com ele. Só no Sporting é que jogadores titulares saem a custo zero em final de contracto)
Alonso (lateral do Nacional. Muito completo. Robusto, defende bem, ataca bem, cruza bem. Acredito que nem nos custaria 1 milhão de euros)

Centrais

Polga
Caneira
(Prefiro-o a Central. A lateral limita sempre um pouco o desempenho ofensivo da equipa.Vamos ver se o Valência não o leva)
Tonel
Semedo
(Prata da Casa. Bom para 4º Central. Forte, Concentrado e Prático)

Trincos

Miguel Veloso
Custódio ( Erro ter saído a 1.5 milhões. Duvido que encontremos um melhor por esse preço. Lento, revelou debilidades nas marcações individuais, mas era um jogador inteligente, técnico e bom cabeceador. Era uma boa 2ª opção para o lugar. 1000 vezes melhor que Paredes)

Médios Volantes

Moutinho
Adrien Silva
( Vi este júnior jogar, gostei muito. É uma espécie de mini-Lampard. Competitivo, técnico, bom passador e com grande pulmão)

Médios ofensivos

Romagnoli
Ismailov
(Bom substituto para Nani. Vi alguns jogos e gostei. Driblador, rápido, tecnicista. Pena ser mais um jogador baixo. A altura é uma lacuna na equipa titular do Sporting. Este handicap pode ter relevância na Liga dos Campeões.)
Pereirinha
Carlos Martins
(Não deveria ter saído. Todos percebemos que o seu problema é apenas mental. Tem grandes qualidades para ser grande no Sporting. O corpo técnico tem responsabilidades ao abster-se completamente de fazer a sua recuperação psicológica)

Avançados

Liedson
Pinilla
(Vendido ainda na última temporada. Outro erro de gestão. Jovem, Possante, grande cabeceador, lutador, boa técnica. Dos melhores avançados que tivemos nos últimos 5 anos)
Linz (Jovem, bom jogador, finaliza bem, sabe-se movimentar na área. Seria uma compra segura e acredito que não muito dispendiosa.)
Zé Carlos (Grande jogador. Muito batalhador, experiente, inteligente, dinâmico. Com Liedson na frente desgastariam qualquer defesa em 30 minutos. Tem 31 anos, seria barato certamente)
Douala (É nosso e não tem clubes interessados. Jogador importantíssimo para o jogo ofensivo lateral, é uma grande opção de ataque para se ter no plantel.)

Dispensados

Paredes
Farnerud
João Alves
Ronny
( Bom pé esquerdo, bom a cruzar, bom marcador de livres, mas péssimo defensor)
Bueno
Alecssandro

Para vender

Djaló (Jovem, deve ter mercado. Não tem nível para o Sporting, nem me parece que algum dia venha a ter. Muito ingénuo, muito perdulário, e com limitações técnicas relevantes)

Continuando a apostar na formação, investindo apenas em valores seguros da Liga Portuguesa e comprando apenas cirurgicamente no estrangeiro, Sporting conseguiria com grande facilidade montar um plantel muito bom e capaz de competir com qualidade em todas as frentes.

Torres Lima

Sem comentários: