domingo, 24 de junho de 2007

MVP


Olho para o plantel do Sporting e vejo um jogador cuja importância não é devidamente reconhecida : Marco Caneira.


Quando começou a época desportiva, o Sporting tinha uma defesa que estava desenhada da seguinte forma:


Defesas Esquerdos: Caneira a titular, Ronny e Tello como opções.

Defesas Direitos: Abel titular, Miguel Garcia e Caneira como opções.

Defesas Centrais: Polga e Tonel como titulares, Caneira e Veloso como opções.


Logo ali, percebi que numa época que se previa longa, Marco Caneira seria um dos jogadores mais importantes do Sporting, o que se veio a confirmar. Se fizermos uma análise de Caneira, encontramos um jogador que não é terrivelmente rápido, não é muito alto, não tem uma técnica por aí além... Não tem nada fisicamente que faça olhar para ele e dizer: Tem um potencial acima da média. Isto na teoria.

Na prática o que se vê é alguém com uma cultura táctica que lhe permite cumprir em todas as posiçõs, com uma vontade que até lhe permite ser decisivo em jogos grandes (Golaço ao Inter, a jogar a Lateral Esquerdo) e uma atitude competitiva que se baseia no seguinte: Antes quebrar que torcer.


Caneira acabou por ser titular em todas posições da defesa leonina: Começou o ano como defesa esquerdo titular, quando Abel vacilou disse presente e cumpriu como defesa direito titular, quando Tonel se lesionou disse presente novamente e apareceu como central titular e a jogar bem, ao ponto de agarrar o lugar.

Caneira disfarçou as várias lesões que a defesa leonina teve. É um jogador indispensável para qualquer treinador, e permitiu inclusivé que Miguel Veloso não fosse retirado do meio campo, porque deu a garantia de tapar o buraco no centro da defesa, quando fosse necessário. O sucesso da defesa Sportinguista passa muito por ele, e inclusive, quando esteve lesionado o Sporting tremeu (foi a fase em que sofreu mais golos... a palavra chave é atitude).


Neste momento, com a saída de Tello e Miguel Garcia, Caneira é novamente a melhor opção para defesa esquerdo, e a segunda opção para defesa direito (ou até mesmo a primeira, se não tiver lugar no centro da defesa). Com a chegada de Gladstone, o Sporting acaba por contratar o "trinco" para substituir Custódio (Miguel Veloso assume-se definitivamente como trinco) e Caneira fica à espreita para ver aonde é mais importante.

É justo dizer-se que a defesa do Sporting é Caneira e mais 3. Atitude e polivalência, são características que deixam todas as opções em aberto para qualquer técnico e é por isso que digo que o MVP da defesa menos batida dos campeonatos europeus tem quatro nomes: Marco António Simões Caneira.

Sem comentários: