segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Os 3 Grandes e o Porto vs Sporting


Principalmente com as saídas de Simão, Micolli, Pepe, Andersson, Nani e Tello parece notório que os 3 grandes ficaram mais fracos em relação ao ano passado. Muitos jogadores foram contratados, ainda é cedo para se falar, mas até agora não se vislumbrou nenhum super-reforço nos 3 grandes que pudesse fazer esquecer a qualidade desses fantásticos jogadores.

Dos 3 grandes o Benfica parece ser mesmo o mais fraco. A equipa está ainda mais instável que na época passada, é verdade que está a ganhar um grande defesa central ( David Luíz), mas se os reforços que deverão chegar até 31 de Agosto não forem convincentes, o sucesso do Benfica vai ficar totalmente dependente do que valer Di Maria. Se até daqui a 10 dias o Benfica não contratar reais mais valias para a equipa titular (principalmente para o meio campo), têm mesmo que esperar que Di Maria seja um craque para lhes salvar a época. Caso contrário estará mais uma vez tudo perdido.

O Sporting como já referi, também vai estar muito dependente da prestação de Izmailov. Cabe a Izmailov fazer esquecer Nani, e ser o principal penetrador, desiquilibrador e municiador do ataque da equipa. Izamailov tem-se escondido, tem-se refugiado no meio, tem-se demitido de fazer de Nani. Se assim continuar a equipa continuará a ter os problemas ofensivos que tem revelado, ou então teremos que rezar para que Celsinho seja uma solução.

O Porto parece ser a equipa mais forte. É a que revela menos debilidades e a que combina melhor as capacidades defensivas com as capacidades ofensivas. É verdade que delega em Quaresma quase todas as funções para as rupturas ofensivas, mas mesmo assim é uma equipa bem trabalhada, preenche muito bem os espaços e consegue jogar no campo todo.

Sporting vai defrontar o Porto já no próximo fim de semana, a contar para a Liga. Lucho já estará em campo e sem Pedro Silva e ao que parece ainda com alguma desconfiança de Paulo Bento em relação a Marian Had, Ronny afigura-se como o principal homem para ocupar a posição de defesa-esquerdo. No último jogo Ronny safou-se porque Lisandro jogou no meio-campo para cobrir Veloso, Quaresma ficou na esquerda e Bosingwa teve muito bem vigiado por Moutinho. Jesualdo Ferreira não teve arrojo nem visão suficiente para colocar um homem na direita a forçar constantes jogadas de um contra um em cima de Ronny. Se isto acontecer no próximo fim-de-semana será o fim. Só nos resta rezar.


Torres Lima

2 comentários:

Santinni disse...

Boas Torres,

Creio que de facto o nosso campeonato está mais fraco principalmente devido às perdas de jogadores importantes nos 3 grandes:

O Benfica, agora com um novo treinador e com alguns €s das vendas pode equilibra um plantel que está mais desequilibrado. Não creio que a realidade Benfiquista dê tempo para que se crie uma nova equipa com uma nova filosofia. Os reforços não mostraram e ou muito me engano alguns destess jogadores vão "rodar" em Janeiro.

O Porto foi aquele que manteve a estrutura mas os adversários têm um trunfo importante - Jesualdo Ferreira! Não se percebe como uma equipa que foi campeã nacional apresenta um futebol tão atabalhoado e dependente de Quaresma (mas afinal foi assim que ganharam o ano passado, não foi?).

O SCP começou bem a época, tendo continuidade no trabalho de algumas épocas de Paulo Bento. Vuckevic e Ismailov são bons jogadores e podem fazer esquecer Nani (não me esqueço das suas paragens cerebrais, o ano passado). Derlei está cheio de vontade e o Colectivo ganha com isso. Creio que os laterais são incógnitas e que o Guarda-redes também está a ser desilusão! Quanto ao derby, infelizmente Adriano lesionou-se. Ronny será de facto o elo mais fraco - como não sou religioso, acredito que no futebol não há milagres e o ourinho está em Jesualdo! Com trabalho, luta e a desinspiração de Quaresma podemos ganhar novamente no Dragão!

Abraços.

visconde gay disse...

A nova cheerleader do benfas...