quarta-feira, 1 de agosto de 2007

A Parceria Ideal - Barcelona & Sporting




O Sporting este ano realizou um acordo com o clube Belga Roeselare, muito semelhante com o que tem com o Olivais e Moscavide, para emprestar e desta forma fazer rodar jogadores jovens que de imediato não têm lugar no plantel sénior, e assim podem competir em campeonatos profissionais. Ao que parece o acordo foi desfeito, e os jovens Alison, João Martins e Fábio Paim que iam fazer parte da equipa do Roeselare já não farão..

São importantes este tipo de acordos, porque faz com que estes jogadores jovens efectuem uma etapa complementar de formação, já numa competição profissional antes de chegarem a um clube exigente e com ambições como o Sporting. De forma inversa acho que o Sporting deveria tentar o mesmo tipo de acordo com um clube como Barcelona.

O Barcelona é na minha opinião nesta altura o clube melhor formador em todo o mundo. Barcelona formou nos últimos tempos jogadores como Guardiola, Sergi, De La Peña, Puyol, Iniesta, Xavi, Oleguer, Fabregas , Messi etc , e mais recentente jovens como Geovani dos Santos e Krstic.

O Barça trabalha com alguns dos melhores treinadores do mundo especialistas em formação de jovens jogadores, recruta miúdos para a sua academia em todo o mundo, alguns deles ingressando no clube com apenas 12, 13 anos e algumas vezes vindo de outros continentes. O nível qualitativo da equipa profissional faz com que para se chegar à equipa principal seja necessário muito talento e disciplina. Tudo isto faz do Barcelona um clube altamente competente na criação de jogadores de futebol.

Equacionando a dimensão clubística e a dimensão do país de origem o Sporting é realmente um case-study na área da formação. Gera jogadores em quantidade e qualidade. Nos últimos tempos o SCP vendeu ao Barcelona 3 jogadores formados no clube, Figo, Simão e Quaresma. Cristiano Ronaldo também estava referenciado pelo Barça e se tivesse ido para o clube catalão certamente ainda andaria por lá e com muito sucesso. Seria muito interessante, que por exemplo o Sporting fizesse um parceria com o Barcelona onde o Sporting teria prioridade em garantir por empréstimo alguns jovens craques formados no Barça sem espaço imediato na equipa principal catalã, ou até garantir outros jovens que não conseguissem contractos profissionais no clube espanhol, e quem sabe ainda ter prioridade na lista de dispensas do plantel sénior do Barcelona e em troca o clube espanhol poderia ter prioridade na aquisição sobre qualquer jogador do Sporting

Isto seria bom para o Barcelona porque teria jovens jogadores sem espaço no clube a competir a alto nível, a tentar disputar títulos e até a participar na Liga dos campeões, também serviria para o Barça escoar alguns jogadores formados no clube, que até têm talento mas não para chegar ao dream-team catalão, e por fim faria com que o clube estivesse em primeiro lugar para adquirir algum jovem craque que de tempos em tempos o Sporting catapulta. Para o Sporting seria também muito bom porque nesta altura somos em clube “falido”, com baixo poder aquisitivo e assim poderíamos contar com alguns jovens muito talentosos que regularmente são formados no Barcelona, por empréstimo ou até definitivamente. Por exemplo Giovani dos Santos e Krstic são dois dos melhores jovens jogadores do mundo e terão certamente poucas oportunidades para jogar na super-esquipa que tem o Barcelona este ano. Seria muito bom para o Sporting poder usufruir mesmo por empréstimo de jogadores com essa qualidade. Outros jogadores também formados no Barça, chegam até ao Barcelona B, não têm o futebol luxuoso para chegar à equipa principal, mas certamente que alguns deles teriam competência para jogar no Sporting, e de certeza absoluta fazer melhor figura que Ronnys, Farneruds ou Djalós. Uma parceria deste tipo creio que seria benéfica para o nosso clube financeiramente e desportivamente e até se apresentaria para o mundo futebolístico como algo inovador. É para se pensar,

Aligneas Principais do Acordo

1 a)- Sporting teria prioridade sobre todos os jogadores formados no Barcelona dispensados ou para empréstimo, que o clube catalão entendesse que já estivessem em condições para competir em campeonatos profissionais. Obviamente o Sporting escolheria apenas os jogadores que lhe interessassem. Isto sem encargos para o SCP. Ao Sporting caberia apenas pagar os salários dos jogadores.

1 b)- O Sporting teria prioridade na lista de dispensas da equipa principal do Barcelona. O clube catalão definiria um preço a pagar pelos jogadores, e caso o Sporting cobrisse esse valor teria prioridade sobre qualquer outro clube. ( É óbvio que mesmo os jogadores dispensados pelo Barcelona são caros e têm salários altos, mas por vezes consegue-se algo vantajoso. Mesmo que fosse um negócio ao estilo Rochemback, já não seria mau)

2 - O Barcelona teria prioridade sobre a aquisição de qualquer jogador pertencente aos quadros do Sporting. O Sporting definiria um preço para os jogadores e caso o Barcelona cobrisse a oferta, teria prioridade em relação a qualquer outro clube.
Torres Lima

2 comentários:

Santinni disse...

Boas Torres,

A minha dúvida passa por saber se esses jovens talentosos não iriam "tapar" alguns dos portugueses, visto também poucos deles chegarem à equipa principal (pelo menos os que não são fora de série - Miguel Garcia, Custódio, Semedo, Varela, etc.).

Outro facto seria convencer os dirigentes catalães que os miúdos iam evoluir num campeonato futebolísticamente fraco (com uma cultura muito diferente da Espanhola, mais defensiva e mais para o ponto do que na La Liga) - os espanhois que têm jogado cá não tem dado bons resultados ou pelo menos não convenceram a 100% - Toñito, Chano, Marchena, Tote, etc.

Acredito que o Krstic e o Giovanni poderão ser boas alternativas caso surjam lesões ou baixas de forma.

Salvaterra disse...

Aí caberia à gestão desportiva da nossa SAD, garanto-te que se no ano passado fossemos buscar, por exemplo os 4 melhores juniores do barcelona, teríamos certamente algo melhor do k Farnerud, Bueno, Paredes e Alecssandro ( contrações no ano passado) e certamente com salários mais baixos.

A ideia seria usar esta parceria barcelona para também suprir algumas debilidades do plantel do sporting e também da formação do SCP e de portugal. Em portugal temos muitas dificuldades de formar bons laterais, bons nº 10 e bons pontas de lança.

Por exemplo agora necessitávamos de um defesa-esquerdo, temos 3 jovens ( ronny, andre marques, tiago pinto) que ainda não estão preparados para estar na 1ª equipa. Com uma parceria deste tipo, veríamos se o barcelona tinha algum lateral esquerdo de nível que não precisasse e pederiamos emprestado por um ou dois anos, até aos nossos estarem preparados para subir à 1ª equipa. Poderíamos ver o mesmo para outras posições onde carenciamos de bons jogadores e onde ainda não temos jovens preparados para subir à equipa principal.

Esta parceria com o Barcelona não serveria para se deixar de formar e usufruir só da formação do barcelona, bem pelo contrário. Serveria para o Sporting ter um bom campo de recrutamento de jogadores e em vez de contratar marian hads, purovics, vukcevics etc, poderia trabalhar com jovens jogadores do barça que na maioria dos casos já tem um selo de qualidade.

Por exmplo Giovani dos Santos o ano passado já trabalhava com o plantel senior e jogou mt pouco na equipa principal. Creio que seria melhor até para o barcelona se tivesse emprestado e a jogar no Sporting.

certamente que os dirigentes do barça saberão que é melhor os seus jovens jogadores competirem na 1ª liga portuguesa, numa equipa candidata ao titulo e que participa na liga dos campeões do que estarem a jogar no barcelona B que compete nas dividões inferiores do futebol espanhol

essa dos jogadores espanhois não se adaptarem à liga portuguesa nunca tinha ouvido. Creio que dos casos que citaste, nenhum deles tem a ver com falta de adaptação, tem haver com a qualidade dos jogadores. Marchena foi um caso de sucesso, chegou com 19 anos, assumiu-se como titular e referencia da defesa do benfica e foi comprado a um milhao de contos pelo valencia e logo chegou à selecção...os outros nomes que disseste nunca tiveram expressão no futebol espanhol...o toñito até veio da segunda divisão...e mesmo assim até foi um caso de sucesso fez boas épocas no setubal e até no sporting

Se um espanhol não se adapta ao futebol portugues, então mais nenhum jogador de um outro país se adapta. A questão é que raramente há jogadores espanhois de qualidade em portugal.

Como diz José mourinho, um jogador se jogar um ano regularmente num clube nunca se pode queixar de adaptação, só se pode queixar do seu talento. os bons jogadores são sempre adaptáveis porque têm sempre mais truque e soluções que os maus.

torres lima