sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Quem são os nossos olheiros?


Ontem numa entrevista na Sic Notícias, Pinta da Costa mais uma vez revelou-se como uma das personagens mais fascinantes do nosso país. Polémicas e suspeitas à parte, Pinto da Costa é um homem raro e que impressiona pela sua inteligência, por uma notável capacidade de comunicação que mistura clareza, lucidez e capacidade de persuasão. Não é difícil explicar o sucesso do FC Porto nos últimos 25 anos, quando à frente do clube está um cérebro brilhante e um prodígio da gestão desportiva como é Pinto da Costa. Um presidente ímpar.

Nesta sua entrevista Pinto da Costa revelou que na estrutura do FC Porto, estão antigos jogadores do clube como Bandeirinha, Semedo, André etc que diariamente ocupam o tempo a observar vídeos de jogadores de toda a parte do mundo que poderão eventualmente interessar ao FC Porto. Não fazem mais nada senão ver vídeos de jogadores, e depois de centenas de horas de observação, redigem relatórios pormenorizados sobre as características dos jogadores e dão ou não o aval para uma possível contratação.

O trabalho de observação de jogadores é a tarefa mais importante na estrutura de um clube de futebol, porque cada vez mais os jogadores são activos financeiros, e quando se compra bem não só se aumenta a qualidade da equipa de futebol como ainda se pode fazer grandes mais valias financeiras com a venda dos mesmos. E sem rodeios, é disto que vivem os clubes portugueses, de vender jogadores.

Quem é que na estrutura do Sporting faz esse trabalho de observação de jogadores? Quem é que na estrutura do Sporting a exemplo de Semedo, Bandeirinha, André etc no FC Porto passa 8 horas diárias a ver vídeos de jogadores que possam interessar? Porque é que antigas referências do futebol do Sporting como Rui Jorge, Oceano, Carlos Xavier etc não estão a exercer por exemplo essa função tão vital para o sucesso do clube?? É Carlos Freitas ( o multi-funções do nosso clube) que ainda se ocupa desse papel de observação dos jogadores? Será que o Sporting tem alguém nessa função??

São perguntas muito importantes que merecem respostas prementes, e que se calhar servirão para explicar que tipo de clube temos e até para perceber porque ganhamos tão poucas vezes.
Torres Lima

1 comentário:

Santinni disse...

Boas Torres,

Creio que na parte de formação temos. Para o futebol sénior, duvido. Os empresários fazem muita força e isso justifica as tentativas de "meter" o Toranjo e o Grimmi. Pedro Silva ou Had são claramente manobras de empresários, não duvidando do seu valor...

Abraços Leoninos

Santinni