domingo, 5 de agosto de 2007

Torneio Guadiana - Sporting 1 - Bétis 1 ( algumas impressões)


Tiago- Não é um super guarda redes, mas revela cada vez mais tranquilidade na baliza. A idade amadureceu-o. Parece sempre sereno e passa essa tranquilidade para a equipa. É um bom 3º guarda-redes.

Pereirinha- Muito verde ainda, lento a executar e parece que nunca sabe o que fazer à bola.. Percebe-se que sempre que arrisca e acelera consegue causar alguns desequilíbrios. No futuro pode vir a dar um bom lateral ou médio ala. Parece-me que é mesmo só uma questão de desinibição

Gladstone- Bom Central. Forte, concentrado, boa velocidade.. Tenho medo de algumas entradas que faz. Ás vezes é excessivamente impetuoso. Tem que dosear isso para evitar algumas faltas perigosas.

Paulo Renato – Gosto do miúdo. Bom no jogo aéreo, boa velocidade, bom toque de bola, eficaz a defender nos duelos individuais. Muito boa opção para 4º central. Pela maneira como corre e como toca na bola parece-me que também pode ser uma boa solução para ser um lateral defensivo ou trinco (uma das posições que ocupava quando era júnior)

Marian Had – Gostei do seu primeiro jogo. Muito alto, mas com boa velocidade e concentrado no jogo. Esperemos pelos próximos jogos

Paredes- Está melhor. Não erra passes, lidera o jogo da equipa. Não consegue ser o trinco que enche o campo e recupera muitas bolas, mas está a jogar como um jogador experiente, ocupa bem os espaços e corre com inteligência.

Adrien – Paulo Bento tem que perceber que este miúdo será vital para esta época que vai entrar. Faz as 4 posições do losango, e é o melhor substituto que temos no plantel para Moutinho e Romagnoli. Num esquema mais cauteloso contra grandes equipas na Liga dos Campeões o Sporting até pode jogar com Veloso, Moutinho e Adrien (em vez de Izmailov) . O miúdo é bom no passe, move-se bem, é inteligente e muito disciplinado a defender..

Farnerud – O mesmo de sempre. Só toca para o lado, parece sempre um jogador a menos. Previsível, linear, básico. É um crime o Sporting ter um jogador deste nível no plantel.

Vukcevic – Parece-me uma contratação falhada. Algo lento, meio precipitado a decidir apesar de ser bom tecnicamente. Erra muito no jogo. Veremos a sua evolução nos próximos jogos.

Yannick Pupo – Até agora tenho sentido que Pupo é melhor opção para a posição de interior esquerdo e nº 10 que Vukcevic. Anda pouco vistoso, arrisca pouco, mas movimenta-se bem e não erra tanto como Vukcevic. Consegue também dar boa velocidade ao ataque, tem bom toque de bola e boa velocidade.

Yannick Djaló- Sempre ingénuo e pouco produtivo. Corre muito produz pouco. Yannick tem que ser mais simples, jogar curto e fácil, não inventar, e depois chatear os defesas adversários com a sua raça e velocidade e estar atento para aproveitar bolas perdidas como tão bem faz Liedson. Caso contrário nunca será um jogador para o Sporting. Tem um futebol muito burro, perde bolas atrás de bolas para além de ser muito ineficaz na finalização.

Derlei – Parece cheio de vontade e motivação. É experiente, raçudo e muito móvel. Acredito que possa fazer uma boa dupla com Liedson. Não é um super-avançado, mas com um pouco de sorte ( que não lhe tem acompanhado) pode vir a ser muito importante esta época.


Torres Lima

1 comentário:

Gonçalo disse...

Concordo que estas alterações causadas pelo mercado provocaram alguma instabilidade que emperrou a "máquina oleada" do final da época passada, mas teoricamente acredito que o Sporting está mais forte e o tempo poderá provar isso.
Na baliza Stojkovic parece-me um guarda-redes com grande presença física e bastante seguro, capaz de fazer defesas "impossíveis" que ganham campeonatos. Ricardo era um bom elemento no grupo, um guarda-redes de grande capacidade mas inseguro fora da baliza, sem ter a presença física de Stojkovic. Além disso, Rui Patrício promete e se Stojkovic não resultar, a alternativa será uma interessante aposta.
Pedro Silva é melhor que Miguel Garcia e não me admirava que Abel perdesse mesmo o lugar, sendo mesmo assim um lateral que aprecio. Sou sócio da Académica e acompanhei a evolução de Pedro Silva em Coimbra e posso-vos dizer que é um jogador muito competitivo, combativo, forte no 1x1 e um motor nas transições ofensivas, com grandes arrancadas pela ala direita difíceis de parar (no primeiro jogo no Sporting mostrou já um pouco do que é capaz).
Paulo Renato é um jovem a rever e uma quarta opção interessante como produto da formação, bem acompanhado pelos experrientes Tonel, Polga e...Gladstone, que parece ser um bom reforço, muito seguro, forte fisicamente, bom tecnicamente e por momentos a lembrar-me o Pepe.
Marian Had é a maior incógnita quanto à melhoria comparativamente com a época anterior, é desconhecido e ainda teve pouco tempo para se mostrar. Pelo menos subiu a altura da defesa, o que é importante para um lateral do futebol moderno.
Izmailov é o substituto de Nani e parece ser tão bom ou melhor tecnicamente do que Nani, mais combativo, melhor recuperador, mostrando no entanto alguma tendência em centralizar o jogo, algo que poderá ser resolvido por Paulo Bento através de uma movimentação constante do losango (entre Pipi e Izmailov por exemplo), ou de uma maior fixação de Izmailov na faixa lateral e interior-esquerda.
Vukcevic parece que tem um pé esquerdo capaz de fazer maravilhas, bom tecnicamente, forte fisicamente, raçudo, traz maior combatividade ao meio-campo leonino e a concorrência que faltava para a posição 10. Parece que tem como limitação a velocidade, sendo algo lento, mas para a posição 10 não é sempre exigível um jogador ágil, como provaram os casos de Zahovic (principalmente no FCP) ou Hagi.
No ataque Derlei e Purovic parecem-me ser melhores alternativas que Bueno e Alecsandro, sendo que Derlei poderá ser um jogador importante na Champions pela sua experiência e por funcionar como primeiro defesa que, tal como Liedson, poderá ser peça fundamental na pressão alta no ínicio das jogadas adversárias e ágil na transição ofensiva. Purovic parece-me uma boa opção para o campeonato português com as defesas mais fechadas, fixando as defensivas contrárias e dando maior liberdade a Liedson, algo que faltou no ano passado porque nem Bueno, nem Alecsandro fixavam as defesas como fizeram Silva, Niculae e Deivid em épocas anteriores e com maior produção de Liedson.
Para terminar vai a minha aposta para revelação do campeonato: Adrien Silva. Julgo que este jogador será integrado já este ano a tempo inteiro nos Séniores, sendo alternativa a Miguel Veloso (preparando já a sua provável substituição na próxima época) e aos interiores do meio-campo.
Teoricamente, um plantel mais forte e com mais opções, agora terá de ser colocado em prática, esperando que a união e estabilidade no final da época passada surja o mais depressa possível, disso depende o sucesso do Sporting.
Saudações Leoninas.