terça-feira, 31 de julho de 2007

Plantel Mal fechado


Com a chegada de Marian Had, o Sporting fechou o plantel. Saíram 4 titulares (Ricardo, Caneira, Tello e Nani) os reforços ainda não convenceram completamente (até porque chegaram há pouco tempo), mas parece que este ano a qualidade dos reforços não é tão má como a do ano passado.

Paulo Bento apostará novamente no 4-4-2 com losango no meio campo. Veremos se Marian Had tem competência para ser o defesa esquerdo que precisamos, e veremos se Derlei ou Purovic serão finalmente o par que Liedson necessita desde que chegou ao Sporting.

Nani na segunda metade da época quando ocupava o lado esquerdo do meio campo, garantia grande profundidade lateral. Tinha facilidade para enfrentar os laterais adversários no um para um, ganhar a linha de fundo e cruzar com o pé esquerdo ou flectir para o meio e cruzar ou rematar com o pé direito. Nani era o homem das rupturas, peça-chave no Sporting que deslumbrou no ano de 2007. Izmailov parece ser o seu substituto mais natural. Do que vi até agora, parece que há um instinto compulsivo de Izmailov de sair da ala esquerda e vir muito para o meio. Isto afunila caoticamente o jogo do Sporting. É vital que pelo menos um dos homens do meio-campo esteja confortável a jogar na linha como fazia Nani. Não só porque abre o jogo e dá largura à equipa ,mas também porque na linha é mais fácil partir-se para situações de um para um e criar rupturas decisivas. Paulo Bento também testou Vukcevic nessa função mas percebeu-se logo que não era lugar para ele. Vukcevic é técnico, forte, mas é lento e sem grande mudança de velocidade (até agora foi a contratação que menos gostei, veremos como vai evoluir). Porque não parece haver outras opções o sucesso do Sporting 2007/2008 está muito dependente do comportamento de Izmailov. Se Izmailov não se assumir em muitos momentos do jogo com um Ala, que tenta desequilibrar pela linha para garantir cruzamentos e assistências para os avançados, teremos, como aconteceu em muitos períodos da época passada, uma equipa congestionada no centro do terreno e com grandes dificuldades para criar jogo ofensivo de qualidade.

Na época passada o próprio comportamento de Nani mais encostado à linha também beneficiou muito Romagnoli, que é sempre uma espécie de homem invisível que deambula por todo o campo e aparece em zonas centrais ou laterais onde a marcação está desatenta ou preocupada com outros jogadores. É desta forma que Romagnoli joga melhor e mais consegue desequilibrar. A ideia de colocar Roma na meia esquerda no papel de Nani é errada porque ia limitá-lo muito ofensivamente. Roma até consegue desequilibrar na linha mas não de uma forma consistente. E para além disso não tem pulmão para aguentar o vai-vem ataque-defesa durante 90 minutos. É um jogador com limitações de resistência física.

Outro problema deste plantel do Sporting é a total inexistência de extremos de raiz. É verdade que está definido que o sistema principal do Sporting é o 4-4-2 losango, e que este sistema à partida não inclui extremos de raiz. Mas em situações em que o Sporting esteja com um mau resultado numa fase adiantada do jogo, é vital ter extremos que possam ganhar a linha de fundo, cruzar para a área para assim mais facilmente se contornar defesas congestionadas e servir o ataque. Um jogador como Douala seria muito importante no plantel do Sporting. Certamente sairemos lesados com esta lacuna de falta de extremos no plantel.
Torres Lima

3 comentários:

Santinni disse...

Discordo com a questão dos alas, pelo seguinte:

Claro que o ideal seria ter um sistema alternativo com 2 alas de raiz - varela e Douala por exemplo - para quaisquer eventualidades, como contra uma equipa muito fechada. o "problema" é a filosofia Paulo Bento. Não é viável ter-se num plantel um jogador ala de grande qualidade que seja apenas condenado às eventualidades. Penso que para o mister Bento todos os jogadores têm de sentir que têm hipótese de "entrar" a qualquer momento.

Concordo no entanto que estamos mais fracos ao nível da união e estabilidade que os jogadores que saíram davam ao grupo.

Estou completamente desiludido com as ultimas opções de reforço do SCP. Se bem que o lateral direito, opção a Abel (que no ano passado teve várias lesões e dificuldade em arrancar) tem o beneficio da dúvida porque o Abel é à partida um titular de caras, a questão do lateral esquerdo é bem mais problemática. Este eslovaco desconhecido nunca jogou num clube de renome, não fez nada de assinalável e arrisco mesmo a dizer que o seu contributo para a evolução ofensiva será... zero. É alto e forte a defender (pelo que parece) mas não acredito que no nosso campeonato, principalmente, seja "válido", pois parece-me um pouco "cepo". E não nos podemos esquecer que a alternativa, Ronny, é zero!! Para quem tinha 9 milhões de € para investir em jogadores fica muito a desejar.

PS: Tenho pena que não tenhamos ido buscar o ADU, o Antunes e outro lateral esquerdo para "discutir a titularidade com o jovem sub 21, e correr com o Ronny.

nota: Daniel Carriço foi eleito no 11 dos sub-19, o que revela algumas qualidades deste míudo.

Abraços

Santinni

Salvaterra disse...

entende-se que Paulo Bento não queira um extremo de renome e estatuto para entra a 30, 20 m do fim ou para jogar em jogos pontuais. Falei no Duoala porque até há pouco tempo era jogador do Sporting, não tinha clubes interessados e já fez uma experi~encia em Inglaterra onde não jogou. Tem 29 anos e acredito que já nem teria moral para exigir grandes coisas. Mas bastava-nos um jogador como Carlitos agora no Guimarães. Jogou no banco no Belenenses maior parte dos jogos e ao que parece tb jogará este ano no banco do Guimarães. Serve essencialmente para duelos de um para um na linha e cruzar para àrea. Bastava-nos um jogador assim. Não precisa de ser uma estrela.

Quanto ao Carriço , deves saber como funcionam esses critérios do melhor 11 dessas competições da Uefa. Ele marcou 2 golos. é um defesa central e foi um dos melhores marcadores num campeonato sub-19 com 8 equipas. Isso chegou para entrar no 11. Não esperes que o Carriço venha a ser um super-central , porque não será. Pode ser útil ao Sporting no futuro, mas nunca será um fenómeno.

Torres Lima

Santy disse...

Amigos! Tenho que confessar que estou novamente triste com o plantel que vamos apresentar esta época, se no ano passado as minha lamurias iam para a zona ofensiva, este ano as minhas lamurias vão para o sector defensivo! E devo confessar que o lateral esquerdo que fomos buscar, poderá até ser uma agradavel surpresa, pareçe ter algum muito importante para um defesa, saber defender. Era por isso que o Miguel Garcia era util,porque até sabia defender... deppois atacar já é outra historia! Mas vamos sentir falta do Caneira!
Mais uma vez quero falar de Varela, e dizer que o mesmo nao é ala, ou melhor nao é o puro ala, ele rende mais no meio, e o grande exemplo disso era nos sub21, que o Hugo Almeida rendia sempre mais quando tinha Varela a seu lado! Era um jogador que para mim seria muito util no SCP, e continuo a dizer se Yannick tem espaço no plantel, Varela tinha que ter tambem.
Amigo Torres Lima, concordo que a analise sobre Vukcevic, mas agora se um jogador com 21 anos nao tem margem de progressão, entao no futebol está tudo perdido. Acredito sim que vai precisar de algum tempo para ganhar ritmo de jogo consideravel, o jogador vai perceber que tem que evoluir para jogar, mas falo de aspectos fisicos, e isso com trabalho vai lá! Para mim temos jogador! Mas talvez só para a segunda volta.
Agora no tom meio a brincar, meio a falar a serio, eu quando as vezes jogo o FM, existe uma situação em que nos treinadores, podemos pedir a opinião a um jogador sobre uma futura contratação, e falo nisto porque todos os anos vejo o SCP é procura de um par Ideal para jogar com o nosso 31 ( Tenho que confessar que pensei varias vezes em Pauleta... mas...), já pensaram em perguntar a Liedson sobre um jogador? Será o o nosso levezinho nao podia conhecer alguem, ou então indicar um jogador que pudesse fazer com ele uma Dupla temivel!!! Foi só um pensamento...

saudações leoninas