terça-feira, 24 de julho de 2007

Balanço!


Depois do segundo jogo frente ao Lille, verifico evolução na equipa, é obvio que o regresso de alguns jogadores (João Moutinho) ajuda a esse cenário!
Liedson está para durar, continua com os bons habitos de resolver! Falando dos reforços, estão no bom caminho, são mais valias para o plantel, é preciso continuar a dar tempo aos mesmos, destaque para o central Gladstone, que tem mostrado qualidade para jogar num clube como o SCP. O jogo começa a ficar mais fluido e jogadores importantes como Veloso, e Moutinho vão dar outra capacidade ao futebol leonino.


Tenho e sou obrigado a salientar e a sublinhar o surgimento de mais um craque formado na nossa escola, Adrien, é jogador, mas o que quero realçar é a personalidade que os jogadores que chegam das camadas jovens têm. Não falo de qualidades técnicas, mas sim de capacidade mental. Parabéns para o SCP que prepara mentalmente estes jogadores para entrarem na 1º equipa. Quando lá chegam sentem-se acolhidos e com espaço para desenvolver o seu futebol. Mais uma vez um grandissimo sinal mais para essa capacidade de preparar jovens mentalmente capazes de render no imediato. Adrien é reforço para o nosso meio campo, jogador polivalente, com personalidade, sem medo de assumir o jogo e disponível a fazer varias posições.


Mas não é só de coisas boas que vive o SCP, pegando no caso Adrien, existe o oposto a este jovem jogador, chama-se Farnerud. Não posso mais ver esse jogador em campo, jogador banal, com processo banais, nem sei bem qual é a posição que lhe é mais favoravel, pois é estático como um trinco, mas nao tem agressividade, depois para médio ofensivo, nao faz nenhum movimento de ruptura( o chamado passe e desmarcação), ou seja é um jogador limitado, que limita o jogo do SCP, é um caso sério a pensar no nosso plantel, porque vamos levar com ele, durante algum tempo.

Outro problema para resolver: Lateral esquerdo. Se consigo aceitar que André Marques ou Ronny, um deles fique no plantel, os dois como concorrentes um do outro não pode acontecer. É urgente adquirir um lateral esquerdo, com alguma experiencia de jogos nas pernas, o Benfica conseguiu comprar Leo com 31 anos, façam o mesmo nem que seja um jogador com 33 anos, mas é importante para garantir a coesão defensiva, pois nao será dificil para qualquer equipa que jogue contra o SCP, saber por onde deve atacar.


Para finalizar, fala-se da possibilidade de Pedro Silva reforçar o plantel. Sinceramente não conheço o jogador, mas sábado quando vi o Jogo Cluj vs Benfica, vi mais uma vez um jogador de quem sempre gostei muito, Toni ex lateral direito do Estrela. É um jogador forte a defender, com muita atitude, já é idolo na Roménia, e já estão a tratar da naturalização do mesmo para poder jogar pela Roménia, será que este Toni nao chegava para ser opção a Abel? Por mim já estava no plantel há um ano.


Saudações Leoninas!


Santy

2 comentários:

Salvaterra disse...

tb concordo, Toni é realmente um bom lateral. defende e ataca bem. Eu acho que o sporting nunca deveria ter dispensado miguel garcia, era um miudo que crescia todos os anos. Vamos ver este pedro silva.

torres lima

Santinni disse...

Bom como aspectos positivos da pré temporada até agora destaco:

Liedson - melhor jogador do SCP. Está muito melhor do que no inicio do ano passado, o que pode ser bom para um arranque forte (ganhar a supertaça era ouro sobre azul e pode potenciar a época toda);
Derlei - Tem demonstrado boa capacidade de trabalho, motivação e vontade, principais ingredientes para o sucesso, pois o talento está lá.
Ismailov e Vuckevic - vão fazer a diferença no SCP se as lesões do primeiro e o Ego do segundo, o permitirem.
Gladstone - Mostra porque teve uma oportunidade na Juventus; sem dúvida bom central.
Moutinho e Veloso - Boa avaliação por parte do Santi.
Stoijkovic - Até agora parece que temos guarda redes.
Adrien e Rui Patrício - os senhores que se seguem, o que prova que a máquina da formação está bem oleada.

Bom como menos positivos:
- Laterais - Pedro Silva e Had, não me parece que façam esquecer Caneira;
- Saídas - de Ricardo, Nani, Caneira, podem afectar desportivamente e o balneário do clube.
- Purovic - parece-me o reforço mais fraco (tirando os "desconhecidos" laterais). Apesar de PL e de quase dois metros parece-me que tem de melhorar o tempo de salto e apurar o instinto e a "fome" pela baliza. Tem que ganhar agressividade para vingar em Portugal.