quarta-feira, 4 de julho de 2007

Nani


A tarefa mais difícil para este Sporting 2007/2008 vai ser a de substituir Nani. Apesar de ser um jogador que no campo ainda revelava algumas precipitações e imaturidades, Nani foi durante grande parte da época transacta o melhor jogador do Sporting. Era sem dúvida o jogador da equipa com mais capacidade para criar desequilíbrios. Quando Nani estava bem o Sporting estava bem. Quando Nani estava bem o Sporting não só ganhava como se exibia como uma equipa dominadora e massacrante. Nani era o elemento-chave.

Nani jogou na direita, jogou no centro, jogou na meia direita, na meia esquerda, mas só se encontrou realmente quando a meio da época Paulo Bento definiu por fim a sua posição. Nani era o falso interior esquerdo do losango do meio campo do Sporting. Em movimentos ofensivos Nani jogava na maior parte do tempo como um extremo-esquerdo. E era aí que causava as maiores rupturas devido à sua natural capacidade, tanto para fazer bruscas mudanças de velocidade e ir à linha cruzar com o pé esquerdo (impressionante para um destro) como para fazer inflexões para o centro e cruzar ou rematar com o pé direito. Nani era sem dúvida o jogador mais temido do Sporting 2006/2007.

O problema em substituir Nani não está essencialmente em encontrar um outro jogador que consiga reproduzir a qualidade de jogo ofensivo e de penetração de Nani. Talvez Izmailov o consiga. O problema está em encontrar um jogador que consiga garantir essa qualidade nos desequilíbrios e que também garanta uma boa consistência competitiva e defensiva.

Passava despercebido a muitos mas Nani era um jogador inexcedível no pressing e na cobertura defensiva. Por vezes um pouco indisciplinado tacticamente, mas nunca deixava de acompanhar o processo ofensivo da equipa adversária. Nani era dos jogadores que mais corria na equipa do Sporting. Encontrar um jogador ataquante com estas características é mesmo muito complicado. Ao quarto homem do losango que era Romagnoli, não é obrigatório que se exija tanta abnegação na hora de defender. Nani era o 3º homem do meio campo, era o homem que se imcubia de fechar o lado esquerdo da equipa. E ele raramente se ausentava dessa tarefa. Se o Sporting várias vezes recebeu o rótulo de equipa com grande solidez defensiva foi muito graças a este comportamento (por muitos, pouco notado) de Nani. É ainda obviamente um jogador que precisa de crescimento mental, mas é inegavelmente um jogador ultra-competitivo e ultra-compremetido com o jogo da equipa. Ataca e defende com o mesmo empenho. Talvez por isso tenha ido ele para Manchester e não Quaresma (que tem grandes virtudes também, mas que é relaxadíssimo na hora de participar nos movimentos defensivos).

Este será o maior problema para Paulo Bento. Substituir Nani. Izamailov ou Vukcevic talvez consigam ser mais valias para o jogo ofensivo, mas será que têm disponibilidade mental e física para depois recuar e ajudar a defesa durante os 90 minutos do jogo??

Torres Lima

2 comentários:

Lopez disse...

Concordo com a análise!
Nani, era no Sporting 2006/2007 um jogador fundamental, por ser dos poucos que no processo ofensivo era capaz de criar desiquilibrios, no 1X1, nas suas terriveis diagonais da esquerda para o centro e na sua capacidade de ir a linha arrancar cruzamentos. Num Sporting altamente táctico, à boa maneira Italiana, Nani era dos poucos capaz de "abrir o livro" e soltar um pouco do perfume do seu futebol.
Na minha opinião, apesar de toda a qualidade intrínseca do atleta, Nani ainda é um pouco frágil em termos emocionais, pelo que a sua saída para o Manchester vai fazê-lo crescer, estando no clube certo para isso, onde terá menos pressão do que tinha habitualmente no Sporting, até pela importância que ele já tinha em Alvalade e não terá em Manchester, pelo menos para já!
A sua substituição não será fácil, mas a contratação de Izmailov (tenho a ideia de ser um jogador rápido, técnico, objectivo) e Vukcevic (mais um nº 10, forte, muito dotado tecnicamente e com um pontapé muito forte) dá claramente um leque de opções bem agradáveis para Paulo Bento, juntando a Miguel Veloso, Moutinho, Romagnoli, claramente superiores à época passada.
Pela 1ª vez, acho que o Sporting fez um tremendo negócio, pois nenhum "tubarão" Europeu (e não existem assim tantos clubes capazes de dispender 20/30 milhões por um jogador), vem contratar a Portugal, um jogador por mais de 25/30 milhões de Euros, pelo que vender Nani, um jovem ainda em formação, por 25,5 milhões, foi fantástico!
Saudações Leoninas
Lopez

Santy disse...

Boa analise sobre os jogador, apenas quero deixar uma nota, O levezinho, o tal 31 é sim a chave do SCP, a boa segunda volta dos leões a muito se deve ao aparecimento do goleador, que esteve ausente na 1º volta, mas felizmente surgiu a tempo para ser o goleador da liga, e ajudar a conquistar o 2º lugar. O 31 resolve, e para alem da segunda volta, resolveu tambem a final da taça.
Quanto a tudo o resto sublinho por baixo e assino.

Santy