segunda-feira, 9 de julho de 2007

Da tranquilidade do defeso...aos problemas de início de época!

O Sporting terminou a época passada num certo clima de euforia! A conquista da Taça de Portugal e o apuramento directo para a Liga dos Campeões, aliados à excelência dos jovens talentos da Academia fizeram com que chovessem elogios em Alvalade!

Iniciado o defeso, os dirigentes foram resolvendo problemas de forma tranquila e célere…Carlos Martins, Custódio, Miguel Garcia, João Alves…Fez-se um excelente negócio com a venda do passe de Nani…pelo meio, um pequeno revés com a saída de Tello, na minha opinião sem grande importância!

As contratações foram sendo feitas, aparecendo jogadores que à partida nos dão mais garantias que Bueno, Alecsandro ou Farnerud!!!

Apesar de alguma dificuldade, Romagnoli fica! As coisas estavam a correr bem, de forma serena e tranquila…perspectivava-se um excelente início de temporada, no entanto, e sem que ninguém o previsse, os problemas começaram a aparecer.

Nesta fase da época que marca o início dos trabalhos, é importante que a equipa se rodeie de alguma estabilidade, confiança, serenidade e se possível, que se comece a trabalhar com a base do plantel que o treinador irá ter à disposição para a temporada, como tal, preocupa-me as “pequenas” novelas que apareceram na última semana (que curiosamente coincidiu com o regresso do Sporting ao trabalho!):

RICARDO – Todos nós sabemos, há muito, que o guarda-redes termina contrato no final da temporada 2007/2008. Os dirigentes do Sporting também! Se pretendem renovar com o jogador, como parece ser o caso, deveriam ter tratado do assunto até ao final da época passada! Não é positivo para o jogador, para o Sporting e para o grupo, que numa fase em que é importante que todos estejam concentrados nos trabalhos da equipa, nos objectivos que se pretendem atingir, no fortalecimento dos laços de união entre os atletas, que esteja constantemente a sair nos media que a renovação está complicada por causa do interesse do Bétis e das taxas praticadas em Portugal! Os dirigentes do Sporting têm que resolver esta situação rapidamente!

CANEIRA – Desta ninguém estava à espera! De repente, o Valência e Quique Flores lembraram-se de Caneira! De renegado a importantíssimo no Mestalla…num abrir e fechar de olhos!!! Os dirigentes do Sporting têm que fazer o possível e o impossível para ficarmos com Caneira, um jogador polivalente, regular, experiente e com bastante peso no grupo! Se sair, é uma perda tremenda para o clube! Relembro que para lateral-direito só temos Abel (que não dura a época toda), para a lateral-esquerda temos Ronny (que não me parece jogador com qualidade para jogar no Sporting, pelo menos para já)…e Caneira pode fazer qualquer lugar da defesa!

MAXI LOPEZ/MILAN PUROVIC – A novela do ponta de lança está ao rubro! De um lado os problemas dos impostos em relação a Maxi Lopez, do outro o interesse no jovem Purovic! Não conheço muito bem o jovem Montenegrino, no entanto, pelos números de jogos/golos que apresenta (no campeonato 49j/22g e na selecção 19j/5g), aliados à excelente estampa física 1,93 m/ 71 kg, penso que poderia ser uma boa contratação. Espero que esta novela não esteja para durar!

É natural que a comunicação social esteja interessada nestas notícias, no entanto, cabe aos dirigentes combatê-las, procurando salvaguardar o grupo de todos os focos de desestabilização. Quanto mais o fizerem, mais confiança terá a massa associativa, mais fortes seremos!!! Força Sporting!!!

Saudações Leoninas

Lopez

5 comentários:

Salvaterra disse...

também axo que não havia necessidade para tanto alarido. facilmente se podia fazer uma pre epoca super tranquilia. quanto ao ricardo acho que n é só um problema de impostos...o ricardo~recebe 75 mil euros mensais. acredito que o sporting keira baixar este valor. rikardo certamente n o ker fazer...a questao é : será k ricardo merece ser dos mais bem pagos??

Torres Lima

Lopez disse...

Pessoalmente, não gosto muito de Ricardo! Não aprecio o seu estilo e acho que não é nada de especial! Mas tenho de reconhecer, que atendendo aos últimos 10/15 anos, à excepção de Schmeichel, foi o guarda-redes que mais garantias ofereceu ao Sporting. Nem me quero lembrar de Lemajic, Costinha, Nelson...etc...acho que por 75 mil Euros mensais poderiamos ter um guardião melhor (Estrangeiro), mas depois vem a questão da adaptação e tudo o resto! O problema parece-me o seguinte: Ricardo 75 mil Euros mensais e o Bétis oferece-lhe à volta 125 mil...o Sporting, para renovar não deve querer avançar muito mais...e os 40% de impostos em Portugal contra os 25% de Espanha...é só fazer contas!!!
Por mim, ele podia sair já, o problema é a altura...e de momento, não ia ser fácil encontrar um grande guarda-redes, experiente e com o problema da adaptação!!!
Tiago é muito curto e Patrício muito jovem...como não resolvemos antecipadamente, estamos "reféns" de Ricardo...possivelmente vamos ter uma novela longa, só espero que o rendimento do jogador não seja afectado por ela!
Mais uma lição para os dirigentes do Sporting!
A renovação devia ser tratada mais cedo, se não a conseguissem, que avancassem para a contratação de outro guarda-redes (Dudek esteve a custo 0 por exemplo) e tentassem vender Ricardo...agora temos de esperar para ver...

Lopez

Salvaterra disse...

sim tens razao em tudo...tb sempre axei o ricardo um guarda redes muito mediano, para al´me de ser mt fraco pelo ar...melhorou com o tempo, estava mais seguro, mais pratico. compromete mt menos hoje...olha o brasil está a viver uma fse extraordinária na criação de guarda redes...eles tao com GRs mt bons no campeonato deles...sporting devia estar atento...mesmo o miudo dos sub-20 do brasil tb é mt bom, depois mais velohos como o rogerio ceni, marcos etc...axo que era por ai k deviamos ver.

Torres Lima

Lopez disse...

O que temia está a acontecer...Ricardo deve estar de saída para o Bétis (fala-se em 2,5 - 3 milhões de Euros) e o Sporting fica novamente numa situação delicada em relação a uma posição tão importante como a de guarda-redes!

Já se fala em Vladimir Stojkovic (1,95m), 23 anos, Internacional Sérvio (esteve no Euro de Sub-21 em Portugal) que alinha no Nantes, recém despromovido à 2ª Liga de França.

Mais desenvolvimentos nas próximas horas...só espero que os dirigentes do Sporting consigam resolver estes "problemas" sem afectar a qualidade/tranquilidade da equipa.

Saudações Leoninas

Lopez

Santy disse...

Mais uma vez Julgo que SCP nao podia fazer muito neste caso, O scp sendo dos 3 grandes aquele que tem o tecto salarial mais baixo, vai ter problemas agravados com essa nova lei que recai nos salarios dos atletas. Tinhamos que vender Ricardo já que o mesmo nao chegava a acordo com o clube! Para mim, acho bem o clube nao ceder a pressões, pois se existe um ou outro caso em que ultrapassamos a regra (tecto salarial), não podemos cair no facilitismo! É necessario sim começar a prever estas situações. Quanto a guarda redes, é obvio que temos que procurar uma solução, mas quero deixar um desafio, e pq não colocar o Rui Patricio na linha da frente? Gosto do Jogador, pareçe-me sereno e concentrado, boa presença na balisa! E pq não? Lembro que Baía começou a jogar no FCP muito novo, é preciso é ter coragem! Neste processo todo, o que me faz confusão é perceber a mentalidade e cabeça de Ricardo, para mim nao faz sentido trocar o SCP pelo Betis, e mesmo que seja por motivos financeiros, Ricardo ainda tem idade para jogar uns bons anos, Ricardo está a passar de cavalo para burro(só que este burro tem dentes de ouro), tenho grandes dificuldades em perceber como um jogador troca a Liga dos campeões, um JOgador que sabe que estaré quase de certeza no proximo Europeu. Decisão co mais logica para mim, era renovar, mesmo com a ideia de sair no final do ano, e talvez estaria a sair para um arsenal (onde já foi falado em épocas passadas), ou um outro clube de maior projecção, Agora trocar um clube que só teve a melhor defesa da europa, pelo Betis! Por mais que me falem do dinheiro, existe tambem o merito desportivo! Mas cada um sabe de si....
Abraços