quarta-feira, 18 de julho de 2007

2006/2007 - O Campeonato Perdido


Na época passada o Sporting entrou bem, tanto no campeonato como na Liga dos Campeões. Na pré-epoca também se viram bons jogos, a equipa jogava bom futebol e parecia muito bem harmonizada.

Depois Paulo Bento apostou na rotatividade de jogadores, e ao que se viu não deu resultado principalmente porque o Sporting não tinha plantel em quantidade e em qualidade suficiente para manter a mesma força competitiva com Onzes diferentes. Foram dados minutos a mais a jogadores como Farnerud, Ronny, Paredes, Bueno, Djaló etc. Jogadores sem qualidade para estarem no plantel do Sporting e muito menos para serem titulares. O certo é que o foram em muitos jogos da primeira volta e isso foi determinante para a queda da qualidade futebolística da equipa. O Sporting passou de uma equipa que praticava um futebol alegre e vistoso, para uma equipa que dava pena ver jogar. Os meses de Novembro e Dezembro foram muito penosos. O Sporting jogava como uma equipa amadora.

O Porto teve uma lesão grave do melhor jogador da Liga, Andersson. E ainda outras lesões importantes como as de Pedro Emanuel, Adriano, João Paulo, Lisandro, Pepe e outros. O Benfica também se viu privado muito tempo de jogadores como Luisão, Rui Costa, Miccoli, Nuno Assis, Simão, Nuno Gomes etc, todos fustigados com lesões. O Sporting não teve nada disso, a única lesão marcante foi a de Tonel, que até acabou por beneficiar o Sporting, porque Caneira foi jogar para Central, Abel e Tello ocuparam as laterais e aí ganhámos mais largura e profundidade. Foi exactamente nessa altura que praticámos o melhor futebol da época.

Na segunda metade do campeonato, com Caneira a central, Abel e Tello nas laterais, Veloso, Moutinho, Nani (na esquerda - lugar onde rende mais) e Romagnoli no meio campo, o Sporting esteve imparável e massacrava literalmente as equipas adversárias. Paulo Bento errou estrondosamente porque treinava todos os dias com os jogadores e demorou muito tempo a perceber que esta teria que ser a equipa titular.

Mas o erro principal de Paulo Bento e que nos custou este campeonato, foi a insistência durante meio ano, em colocar Custódio em vez de Veloso. Miguel Veloso faz tudo melhor que Custódio, toda a gente já tinha percebido isso. Quando em Janeiro Paulo Bento deu a titularidade a Veloso, o Sporting mudou para melhor e tornou-se na melhor equipa do campeonato. Não soubemos aproveitar os azares dos nossos adversários fustigados com lesões graves de vários jogadores. Com a equipa da segunda volta a jogar desde o início e principalmente com Veloso a titular desde o começo do campeonato o Sporting teria certamente mais uns 10/15 pontos do que teve. Seríamos facilmente campeões. Portanto não foi um campeonato ganho pelo FC Porto, foi muito mais um campeonato perdido pelo Sporting e onde Paulo Bento( não tirando os seus outros méritos) foi o responsável-mor


Torres Lima

Sem comentários: