sábado, 14 de julho de 2007

Carlos Martins e a Reabilitação Mental dos Jogadores


Carlos Martins é dos jogadores mais burros que já vi jogar em toda a minha vida. Excitado, precipitado, imprudente Martins errava compulsivamente em campo como se fosse um bloqueado mental de recuperação impossível. Quando era preciso passar Martins driblava, quando era preciso serenar Martins acelerava, quando era preciso jogar curto Martins jogava longo. Enfim, era um autêntico desespero para os adeptos do Sporting.

Mais desesperante ainda porque Carlos é de facto um jogador com características físicas e técnicas muito especiais. Vendo só por esse prisma ele é dos jogadores mais dotados que já saíram da formação do Sporting. Forte, pujante, raçudo, dinâmico, grande mudança de velocidade, notável capacidade de remate, qualidade de passe e cruzamento com ambos os pés, Martins podia ser o nosso Lampard, mas a sua conturbação mental nem sequer o permitiu afirmar-se como real titular do Sporting durante uma época inteira.

Martins herdou a efervescência hormonal de Sá Pinto e a microscópica capacidade cerebral de Paíto. Isto só por si já era atómico e já indiciava que dessa forma seria sempre um jogador com restrições para vingar num clube como o Sporting. Era mais do que óbvio que Martins precisava de acompanhamento médico, precisava de um psicólogo ou mesmo de um psiquiatra para a sua reabilitação mental.

Vimos Martins a fazer 10 passes consecutivos de 50m para ninguém, vimos Martins em Belém a levar 2 amarelos num minuto por faltas escusadas, vimos Martins a salivar como um Vampiro para os árbitros, vimos Martins a comer a bola (literalmente), vimos Martins a chorar, vimos Martins a uivar, só não vimos Martins a bater com a cabeça na parede porque não há paredes no campo de futebol e raramente se divulgam imagens do balneário.

Para o caso Martins era evidente que Paulo Bento, uns conselhos e uns berros não chegavam. Era necessária uma abordagem profissional e intensiva. O Sporting a partir do seu corpo técnico até à sua equipa médica, negligenciou este caso. Perdeu-se um possível grande jogador.

Os clubes modernos, trabalham com especialistas na área da Psicologia e da Psiquiatria, porque não se pode exigir a um técnico de futebol, por mais capacitado que seja para liderar e motivar homens, que actue em áreas que não domina e muito menos em casos profundos como era o de Carlos. Não sei como se está a trabalhar no Sporting nesta altura, mas se existem Psicólogos na estrutura do clube então há que apurar responsabilidades porque deixaram Carlos Martins ao abandono. Os seus últimos tempos no Sporting foram os mais animalescos de sempre.


Torres Lima

4 comentários:

Vantunes disse...

Fico muito triste por neste momento ter ue assumir isto: Carlos Martins foi um flop enquanto jogador do Sporting...

Sempre falou bem, sempre se olhou para ele como um jogador de top, mas quando todos apareciam no campo de futebol para contemplar o seu imenso talento, Martins respondeu com contantes "faltas de comparência"... É como ir a uma festa e o aniversariante não aparecer.

Carlos Martins tem de facto tudo: Remate, tecnica, explosão, habilidade, qualidade de passe... a sua única grande pecha é a capacidade defensiva. Mas falhou... E agora rsta-nos olhar para ele e colocá-lo na mesma galeria de um Dani.
É o segundo grande talento que não vinga no Sporting, e que (até mais ver) não se consegue fazer jogador. É pena.
Também não podemos esquecer que são casos que aparecem de 5 em 5 anos, e que aqueles que realmente são bem acompanhados, e dão jogadores (e no caso do SCP não vale a pena escrever quem são, porque nunca mais saíamos daqui) não dão tanto nas vistas.

A formação do Sporting trabalhar bem, os jogadores do SCP têm todas as condições de trabalho para ultrapassar eventuais carencias emocionais, só que... há aqueles que não conseguem. Devemos encarar isto como ossos do oficio. Preocupante seria se Dani e Martins tivessem dado jogadores, e pelo meio se perdessem Quaresma, Ronaldo, Boa Morte, Viana, Nani, Moutinho, Veloso, Caneira, Beto, etc, etc etc...

Assim, não sei se é preocupante, mas é pena... isso é. A tardia afirmação de Romagnoli no plantel do SCP tem muito a ver com as sucessivas oportunidades que Paulo Bento se sentia obrigado a dar a Carlos Martins. E com razão. Mas não deu em nada... o jogador não quis, ou não consegue.

Santy disse...

O caso de insucesso de um jogador, não pode ser justificado dessa forma, o SCP é o menos culpado do processo C.Martins, este mesmo atleta teve varios treinadores, todos eles apostaram nele e nada, certamente foi dada todas as condições para o jogador se afirmar. Mas como todos os casos de "doença" psicologica, existe uma parte muito importante que tem de ser feita pelo paciente, ou seja o mais importante numa reabilitação é a propria pessoa reconhecer que tem um problema, e que tem vontade de ultrapassar, e fazer por isso. No meu ponto de vista o SCP fez e bem o seu papel, agora C.MArtins nao fez o seu... e quando assim é, nao posso responsabilizar a instituição, o grande culpado pelo insucesso é o proprio jogador , como no caso Dani. Lamento mas da parte do SCP nao havia mais nada a fazer!!
Boa sorte para o jogador!

Virgílio disse...

É a primerira vez que comento neste blog, pelo que aproveito para saudar o seu autor.

Relativamente a este post é tb necessário afirmar que certamente viu o Carlos lesionar-se consecutivamente, e, para mal dos pecados (dele e nossos) nas alturas em que parecia definitivamente querer impôr-se como titular. Vi o Carlos entrar em jogo a mexer com o meio campo e consequentemente com a equipa. Vi o Carlos a fazer excelentes jogos, só que muito poucos jogos cosecutivos fazia, pois nos melhores periodos e quando, repito, ganhava ritmo, lesionava-se. Ora se é reconhecido que psicologicanente o Carlos Martins já não era um rapaz, vá lá, consistente, esses factos vieram também piorar a "coisa". O massacre das lesões que a certa altura sofreu, são de deixar qualquer um "apanhado do clima"... O azar também o perseguiu. Pelo amor à verdade é justo também referir este facto

Foi a partir daqui que se começou a perder... No essencial julgo que tem razão: faltou ao Sporting capacidade de o recuperar e faltou, talvez, ao P. Bento mais paciência... É com pena que o vejo fugir para o Huelva, ainda mais sem quaisquer contrapartidas financeiras para o Sporting à excepção da salvaguarda de 40% do passe numa eventual transferência futura.

Se ele chegar a recuperar e se se esquecer dos problemas que teve recentemente, estou convicto que vai explodir e talvez me engane, mas muito nos arrependeremos de o ter deixado sair...e não lhe ter dado mais uma oportunidade! Assim , ele consiga por a "cuca" a funcionar, porque a capacidade técnica está lá. Até porque se hoje lhe reconhecemos essas características foi porque ele, embora intermitantemente, as demonstrou...E algum mérito o Carlos Martins teve que ter!

Mais uma vez os meus parabéns pelo blogue.

SL!

Santinni disse...

A relação dos adeptos do SCP com o Carlos Martins é como a da 1ª namorada que temos que gostávamos realmente. Vemos tudo nela que cremos numa mulher. Mas ainda hoje não percebemos porque é que aquilo não deu entre nós. O mesmo se passa com o Carlos Martins tem tudo o que gostamos num jogador - Criatividade e tudo aquilo que já foi referido, mas agora que penso nisso que ele saiu: - um jogador que não pega de estaca com o Peseiro nunca vai ser nada no Futebol.

Boa Sorte Carlitos e cuidado com a noite de Huelva.