domingo, 15 de julho de 2007

Ronny


Ronny é um defesa esquerdo, com boa qualidade de passe curto e longo, cruzamentos precisos, pé esquerdo apurado e uma capacidade ímpar para cobrar livres em força. O problema disto tudo é que Ronny não sabe fazer o principal para um defesa que é defender.

A sua mediocridade defensiva é assustadora, Ronny tem uma velocidade de reacção que só dá para competir com um caracol, o seu timing de entrada à bola é catastrófico. A isto junta-se o facto de ser um jogador lento e muito pouco ágil. Ronny é dos jogadores mais duro de rins que vi em toda a minha vida. Basta o extremo adversário fazer uma finta para o lado e num segundo já ganhou 5 metros de avanço em relação a Ronny.

Como é que um jogador que é defesa tem este nível de insuficiência defensiva?? É realmente sinistro. Mais sinistro ainda é o facto de um clube com a dimensão do Sporting ter um defesa esquerdo como Ronny nas suas fileiras. Como é que se inclui um jogador assim no plantel de um candidato ao título?? Ninguém tinha visto as dramáticas limitações deste jogador antes de ele chegar à equipa sénior??

Paulo Bento enquanto jogador, foi dos jogadores mais lúcidos do futebol português. Muito inteligente, grande capacidade de passe e de organização de jogo, mas tinha como grande lacuna: a capacidade para defender no um contra um. Paulo Bento nunca soube como o fazer, e provavelmente ainda hoje não saiba o que é um bom defensor. É a única justificação que vejo para incluir Ronny no seu plantel e mais grave ainda contar com ele para esta época e com mais possibilidades para ser titular do que na época passada. Para mim isto tudo parece um filme de terror. Ver Ronny a defrontar jogadores como Quaresma, Simão, Zé Manuel, Carlitos e outros extremos na Liga dos Campeões, só poderá servir para vermos o Sporting chegar a níveis de humilhação futebolística nunca antes vistos. Com Ronny a defesa esquerdo titular o Sporting passa imediatamente de candidato ao título para equipa que luta para ficar no meio da tabela. Com Ronny a defesa esquerdo o Sporting sofrerá certamente o triplo dos golos que sofreu na época passada. Paulo Bento só pode estar louco.

Se Paulo Bento tem esta incapacidade para detectar maus e bons defensores (como parece que foi no caso Custódio vs Miguel Veloso durante meia época e talvez no caso Paulo Renato vs Semedo ou Daniel Carriço) então que se contrate alguém para a equipa técnica que consiga ver esta questão com mais claridade. Chamar por exemplo antigos jogadores do Sporting especialistas no processo defensivo como Marco Aurélio, Oceano, Naybet ou Valckx para auxiliarem Paulo Bento seria mesmo muito interessante, só poderia melhorar o desempenho da equipa e certamente impediria a inclusão de boçalidades desportivas como Ronny no plantel do Sporting.

A selecção Holandesa do Mundial de 1998, que encantou o mundo do futebol e que só perdeu nas meias-finais com o Brasil nas grandes penalidades, tinha Gus hiddink como técnico principal, depois tinha como treinadores adjuntos Koeman, Rijkaard e Neskes. Koeman cuidava do sub-directório da defesa, Rijkaard do meio campo e Neskes do ataque e depois Hiddink traçava as linhas gerais e a harmonização de toda a equipa. Quem se lembra desta Holanda de 98 jogar, lembrar-se-á que foi das selecções mais harmoniosas dos últimos tempos. Também não se exige tanta elaboração no corpo técnico do Sporting, mas um auxiliar para a defesa parece urgente e o caso Ronny comprova isso.


Torres Lima

2 comentários:

Vantunes disse...

Ronny... eu acho que o caso de Ronny é curioso no seguinte sentido:
Temos um jogador com uma qualidade que mais ninguém no plantel tem. E depois temos um jogador com uma lacuna que mais ninguém no plantel tem.
Para mim este é o pior jogador do Sporting. Chega a ser triste vê-lo evoluir no relvado... a sua velocidade, faz a tartaruga e o caracol parecerem Galgos. Mas, também tenho que dizer, que sempre que há um livre penso: "Epá, com este gajo, é provável que seja golo, ou pelo menos será bem perigoso...".

E o problema de Paulo Bento é esse mesmo. Tem uma arma nuclear, mas não a pode usar, senão corre o risco de limpar o seu próprio país.
Não me parece que o Paulo Bento precise de alguém para tratar do seu processo defensivo, pela simples razão que o processo defensivo do Paulo Bento não contempla o um-para-um, mas sim a ocupação de espaços pelas unidades que estão em campo, de modo a estar sempre em vantagem numérica quando defende.
Mas é claro que o um-para-um vai sempre acontecer, sobretudo quando os interiores forem jogadores sem propensão para recuar, e houver variações de flanco rápidas que impeçam o trinco de estar em todo o lado...
Seja como fôr, defensivamente o Paulo Bento montou a estrutura do SCP à sua imagem - e funciona. Se funcionará com o Ronny... é complicado porque falamos de um lateral que não consegue ir lá à frente (demora muito tempo a chegar), não se posiciona bem, não ataca o adversário, não fecha no meio quando o adversário ataca pelo outro lado, etc e tal...
Não acredito que vá ser titular. Aliás, acho que tem tantas hipóteses de ser titular do SCP na próxima época como eu.

Lopez disse...

Concordo plenamente! Ronny é um jogador medíocre que em termos positivos tem apenas uma característica: o forte remate! Mais nada!

Não sei qual foi o critério para o Sporting ir buscar este jogador às camadas jovens do Corinthians, sem qualquer qualidade...será apenas porque pertencia ao Corinthians? Isso era sinal de qualidade garantida?

É urgente resolvermos esta situação, e na minha opinião deveriamos ir buscar um lateral esquerdo, deixando A. Marques como reserva para este lugar, emprestando Ronny a um clube da 1ªLiga para verificar a sua evolução! A.Marques é limitado, mas a meu ver, defende muito melhor que Ronny! Tem é de vir alguém para titular e já se fala em Rodrigo Alvim...para mim, em último caso (se não há melhor)que venha...prefiro Alvim a Antunes...é mais jogador!

Saudações Leoninas

Lopez