quinta-feira, 5 de julho de 2007

Nova Época


Aí vem mais uma nova época. Como bom sportinguista, parto para esta temporada com optimismo, mas vou ter que abordar alguns assuntos:

1º- Contratações: Abordo desde já os novos reforços para esta temporada, e esperando que a contratação de Maxi Lopez se concretize. Julgo que a equipa está melhor, e poderá inclusivé ter mais qualidade que o ano anterior. Só vou comentar uma contratação, Derlei. Apoio a 100% esta contratação. É claro que tem algum risco como as outras todas, mas o importante é perceber que o verdadeiro Derlei não é aquele que surgiu no Benfica. É essa a minha convicção. Tambem nao será o tal do FCP, mas por norma a com a idade as pessoas nao desaprendem a jogar futebol. Perdem claro algumas capacidades fisicas, mas há certas qualidades que ficam intactas(personalidade), e outras que melhoram(instinto, experiencia, maturidade, etc). É neste contexto que julgo poder ser uma mais valia esta contratação de Derlei. Um clube como o Sporting, á imagem do Ajax, tem necessariamente de gerir desta forma os seus planteis, ou seja ter uma mistura de jovens valores com jogadores mais velhos de qualidade, jogadores que mesmo estando já na fase descendente da carreira, são uma mais valia para o clube, e muitos deles referências para os mais novos! Sou um grande defensor destes jogadores( Pedro Barbosa, Luis Figo, Rui Costa, Joao Vieira Pinto), os tais que muitos tentam reformar a partir dos 30 anos, mas que ainda são de enorme qualidade, e são sempre mais valias, mesmo quando só jogam 45 minutos. Neste capitulo alegra-me ver como os Italianos e Ingleses tratam esses senhores do Futebol (Maldini, Cafu, Luis Figo, Paul Scholes, Giggs, etc).

2º-Plantel- Temos uma equipa equilibrada, mas existe uma grande incognita! Caneira. Este poderá ser um problemão para esse nosso equilibrio, porque este menino "só" faz todas as posições da defesa. Aguardo um milagre, ou seja que o Sporting consiga comprar o passe de Marco Caneira ( o dinheiro do avançado, que seja aplicado na compra de MC) .

3º- Sistema de Jogo- O sporting deve manter o seu sistema de jogo, mas acho que é necessario trabalhar um outro sistema,é necessario haver um plano B, não algo improvisado, mas sim algo já prédefinido. Mais importante ainda, é haver uma gestão coerente dos jogadores. O que quero dizer é que essa historia da rotatividade do plantel é muito bonito, mas tem que ser feito com algum cuidado, nao posso ver essa rotatividade num jogo fora( ex:jogo com o Beira-mar) e logo em Setembro ou Outubro. Definir um 11 base, e tentar começar bem é vital, pois é muito mais facil mantermo-nos na frente( O FCP, é campeão por esse motivo) do que andar a fazer o papel de trepador. Neste sistema alegra-me saber que vamos ter Miguel Veloso desde inicio.

Para finalizar, vou aguardar como decorre esta pre-epoca, e ver a evolução de alguns jogadores!
Quero desde já alertar aos responsaveis leoninos, que existe um Jogador que joga na selecção de sub20, que é para comprar já! Agora! Falo de Pelé, trinco desta selecção, e jogador do V.Guimaraes. Podemos aguentar este ano Miguel Veloso, mas para o ano será quase impossivel. Logo é melhor comprar já este jogador antes que ele faça uma epoca no 1º escalão (comprar e deixá-lo jogar no Guimarães esta época). Falando dessa selecção, tenho a dizer que o SCP perdeu um grande desequilibrador, Fabio Coentrão é craque, mas sinto que quem mais perdeu nesse processo foi o proprio jogador, pois no SLB, nao vai ter um espaço necessario para crescer.

Saudações leoninas
Santy

5 comentários:

Bancada Sul disse...

Bom Blog. Parabéns.
A Bancada Sul linkou os Adeptos do Sporting!

Abraço Nuno.

Lopez disse...

Mais uma época a começar, a mesma confiança de sempre! Para este ano, pelo menos em teoria, as contratações tornam, sem dúvida, o Sporting mais forte. Se olharmos para a temporada transacta, dos 4 reforços estrangeiros...nenhum vingou! Algo foi mal conduzido (aí, Carlos Freitas tem responsabilidade)! Este ano, temos reforços mais crediveis:

GLADSTONE - Grande esperança do Futebol Brasileiro, presente nos vários escalões das selecções jovens do Brasil, cedo emigrou para a Europa. O poderio da Juventus e a sua pouca experiência fizeram com que não tivesse sucesso. Nos últimos tempos passou por dificuldades no Cruzeiro. Procura agora dar a volta por cima. A qualidade está lá!

IZMAILOV - Talento Russo. Um jogador que aos 24 anos já soma mais de 30 jogos pela principal selecção do sei País! Rápido, tecnicista, objectivo, são os predicados de Izmailov. Pode fazer várias posições do meio-campo para a frente e será uma mais-valia para o Sporting. A ansiedade de dar o salto para outros campeonatos mais exigentes, fez com que baixasse um pouco o seu rendimento na última temporada no Lokomotiv. A oportunidade está aí: Estou convicto que a vai agarrar!

SIMON VUKCEVIC - UM 10 clássico! Apesar de muito jovem (21 anos), a sua ascensão foi meteórica! Aos 18 já era indiscutivel no Partizan de Belgrado e encantava a Europa com um futebol de classe...um 10 à antiga!!! Quis o destino que dos muitos pretendentes, fosse o Saturn (Russia) a conseguir o seu concurso (7 milhões EUR)...péssima escolha! Na Russia, País extremamente dificil para qualquer estrangeiro se impor, não se adaptou! Felizmente, surgiu o Sporting e a oportunidade de renascer! É um jogador tecnicamente muito evoluído, com grande capacidade de passe e especialista na marcação de livres directos! O único senão: poderá ser apenas um 10 sem capacidade de jogas nas laterais? e Romagnoli? O tempo o dirá!

DERLEI - Também concordo e acredito nesta contratação. O Derlei Campeão Europeu já foi, é certo, mas o Derlei da Luz era falsificado! Este Derlei, se tiver a fortuna de não se lesionar (relembre-se que na Russia teve uma lesão muito complicada), com uma boa pré-época...não tenho duvidas que será muito útil ao Sporting! Ele próprio, mais que ninguém quererá mostrar que não está acabado...tenha a sorte de não se lesionar!!!

MAXI LOPEZ - Ainda não está certo, mas se vier...será bem vindo!!! Pelo seu curriculo, não é um goleador nato, mas Maxi é um avançado possante, lutador, rápido e com sentido de baliza. Em Alvalade, tem tudo para finalmente mostrar à Europa a razão pela qual o Barcelona o foi buscar ao River...

PLANTEL/SISTEMA - Falando no plantel, visivelmente mais forte e equilibrado, existe uma grande incógnita: CANEIRA! Aos responsáveis do Sporting, peço, tragam-no por favor! Caneira, formado em Alvalade, tem carisma, experiência, polivalência e qualidade...e está adaptadissimo ao clube. É muito importante que continue! Quer Caneira fique ou não, é fulcral que seja contratado um lateral esquerdo. Ronny é muito "macio" a defender e não existem mais soluções!!! Abel, é um jogador irregular...Caneira poderá ter de fazer, durante a época, lateral esquerdo, direito e talvez central!!!
O sistema está encontrado e devemos mantê-lo (4-4-2 losango), tendo de trabalhar o alternativo!
Quanto aos jovens da cantera, tenho a dizer:
PAULO RENATO - Não o conheço o suficiente para emitir grandes opiniões. Sei que fez uma boa temporada no Real Massamá e está no Mundial Sub-20. O futuro o dirá!

YANNICK PUPO - Os responsáveis do Sporting depositam grandes esperanças no míudo brasileiro, eu, confesso, pelo que vi em 2/3 jogos dos Juniores (onde não era indiscutivel), não gostei muito!!! Vê-se que tem bons pés mas é um jogador com muito caminho a percorrer para chegar lá...se o conseguir! Duvido!

ADRIEN SILVA - Grande jogador! Para mim, apesar dos 18 anos, deveria ficar no plantel principal para crescer. Daqui a 1/2 anos poderemos ter um novo Moutinho! Adrien, é um jogador de raça, maduro, com classe e personalidade, um pouco à imagem do 28. Terá grande futuro!!!

Saudações Leoninas
Lopez

Salvaterra disse...

eu n acho que o sporting tenha que ter necesariamente um segundo sistema...axo que pode começar todos os jogos em 4-4-2 losango. tem é que ter um esquema diferente para caso esteje a perder ou algo do género. e aí jogar pelas alas é fundamental, desse ponto de vista um jogador como o douala seria precioso para o plantel...porque se forem ver não temos nenhum puro extremo neste plantel. isso pode sair-nos bem caro.

torres Lima

Joao disse...

Eu não concordo nada em relação ao Pélé. Ele chama muito à atenção porque está muito em jogo e porque tem forte presença física. E é tudo!

Sempre que recuperava a bola, entregava-a mal. Lamento, mas não acho-o minimamente interessante. Mais um caso dessas histerias de adepto. Vêm 10 minutos de um jogo ficam loucos como se fosse a segunda aparição do Beckembauer. É o mesmo com o Antunes. Até parecem aquelas senhoras loucas nos saldos que compram o que precisam e não precisam com o dinheiro que têm e que não têm.

Melhor que ele temos o Adrien Silva (19 anos), Diogo Amado (17 anos), William Carvalho (15 anos), etc, etc. Nao me parece que ganhe muitto em relação ao Zezinando também. Para quê gastar dinheiro com o que não é preciso e com o que já se tem de melhor?

O Porto se o quizer ir buscar, força.

Salvaterra disse...

eeheh joao tás a ser mt injusto. se há algum jogador nesta selecção de sub-20 com potencial para chegar longe é o Pelé sem duvida. Forte fisicamente, mt sereno, lider, bom destruidor de jogo e bom passado. Essa de que nao entrega bem a bola é uma má análise tua. Tenta ver melhor joao. O Antunes tb é jeitoso, n é um fenomeno claro..mas é um bom lateral. Faz-me mt lembrar o paulo torres k tivemos no sporting.

torres lima