sábado, 28 de julho de 2007

Sub-19


A selecção sub-19 de Portugal participou neste mês de Julho no Campeonato de Europa da categoria. A exemplo da selecção sub-20, este colectivo também me pareceu algo fraco, carente de reais talentos, e até mesmo de jogadores que se possam afirmar com segurança no futebol profissional num futuro próximo.

Não posso ser muito conclusivo nas minhas afirmações em relação a esta selecção, porque dos 3 jogos que os sub19 realizaram apenas assisti a um. Assisti ao jogo contra a Espanha que Portugal empatou a uma bola.

Esta selecção tinha 5 jogadores do Sporting: Daniel Carriço, Tiago Pinto, João Martins, João Gonçalves e Fábio Paim.

Daniel Carriço – (Defesa Central) É um jogador muito falado na comunidade sportinguista, dizem que será o próximo grande Central saído da formação do clube. Sinceramente não achei que ele seja tudo isso que dizem. É um jogador corajoso, líder , concentrado, autêntico capitão, mas não tem nenhuma característica física ou técnica excepcional. É algo baixo para central, tem velocidade média, tecnicamente também é razoável, vale essencialmente pelo seu comando e disciplina. Não será certamente um Ricardo Carvalho, está mais perto de ser um Pedro Emanuel, o que já não é mau.

Tiago Pinto – (Lateral Esquerdo) Gostei do miúdo. É firme a defender no um contra um, tem boa velocidade, e é competente a atacar. Fazendo algum trabalho de musculação para melhorar o seu porte físico e melhorando o seu jogo de primeiro toque e velocidade de execução ( como o Pai João Pinto faz tão bem) terá grandes condições para se afirmar como uma opção muito válida para a equipa principal.

João Martins – (Médio Centro) Jogador fisicamente privilegiado, batalhador e resistente. Tecnicamente razoável. Não me parece que consiga singrar na equipa profissional do Sporting. Falta-lhe um toque de bola mais apurado para meio-campista.

João Gonçalves – (lateral direito) – Não o vi a actuar na selecção sub-19, mas já o tinha visto num jogo de juniores. Na altura gostei muito. Boa altura para lateral, bom tecnicamente, arrojado e desinibido a atacar e bom a defender no um contra um. Paulo Bento chamou-o para fazer a pré-epoca com a equipa sénior. Este ano ainda não deverá ficar no plantel sénior, mas acredito que com uma evolução natural chegará à equipa principal.

Fábio Paim- (Médio Ofensivo) Nos últimos anos foi o jogador mais falado da formação do Sporting. Nem Nani, Veloso e Moutinho foram tão falados como Paim antes de chegarem à equipa sénior. Diziam que era genial, tecnicamente sobredotado. Tem 19 anos, nunca fez a pré-epoca com a equipa sénior, não era titular indiscutível dos juniores do Sporting nem na Selecção sub-19. Teve 6 meses emprestado ao Olivais e Moscavide e também não conseguiu afirmar-se como titular. Vi-o apenas a actuar 15 minutos no jogo contra a Espanha porque era suplente. Tem umas tranças que chegam até ao rabo, e que obviamente afectam o seu desempenho quando joga. Isto só por si revela exibicionismo e alguma falta de comprometimento profissional. É baixo e franzino. Do que vi revela realmente um bom toque de bola. Vi muito pouco para ter uma opinião sustentada mas pelo seu trajecto mais recente e pela fraca resistência mental que parece ter é muito provável que Paim venha a ser um flop da formação do Sporting. É provável que não venha a ser nem metade do que se esperava.
Torres Lima

4 comentários:

Santinni disse...

Em primeiro lugar queria felicitar-te pelo excelente blog, com excelentes textos e bem suportados por uma boa análise crítica. Muito positivos os contributos de Santi e Vantunes, o que revela que a comunidade Sportinguista da Damaia e arredores tem consciência crítica e grande poder de análise ao quotidiano do nosso clube - força!

Ao que parece o João Gonçalves vai ser emprestado ao Olivais e Moscavide, o André Marques (um dos ódios de estimação do Torres Lima) ruma a Leiria e Paim tem fortes hipóteses de rumar ao Trofense (ficando assim afastada a hipótese Bélgica).

Salvaterra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Salvaterra disse...

ehehe joão santos ben vindo. Não o o andre marques não é meu odio de estimação. ele é miudo e até espero ve-lo evoluir ao ponto de ter nivel de jogar no sporting. o problema é o seguinte- como é que um gajo que é defesa não sabe defender?? então porque é k são defesas...o andré marques é um caso desses. é um defesa que não sabe defender. mas vou te dizer que preferia te-lo no plantel em detrimento do Ronny. esse sim é um ódio de estimação , acho que para todos os sportinguistas.

torres lima

Santinni disse...

NOTA: o meu nome não é joão santos, é santo!