domingo, 1 de julho de 2007

Modelos de Gestão!


O assunto que me trás aqui é fazer uma analise sobre o modelo de gestão adpotado pelo o SCP. Antes de entrar propriamente no modelo sportinguista, quero dizer desde já que tenho um orgulho enorme no SCP e na sua filosofia desportiva.


Leio varias vezes elogios rasgados á gestão do FCP (eu proprio reconheço algum dos seus meritos), apesar de achar que nao é necessariamente o modelo a seguir e passo a explicar:

O grande mérito e vantagem da gestão Portista, passa pela estabilidade directiva, á muitos anos que tem o mesmo líder, esse factor faz com que á muitos anos a estratégia do clube seja só uma (já o SCP e o SLB, variam de lider com uma maior regularidade, e obviamente cada um tem a sua estrategia), se por ventura existe pessoas que entram e saiem na estruruta do FCP, é algo que nao temos conhecimento, pois a estrutura está montada á volta de Pinto da Costa ( com o seu braço direito Reinaldo Telles), o resto do elenco é numero ou acessório, logo estamos a falar de uma organização bem fechada e dificilmente penetravel. Agora se é verdade que tem uma organização impecável, tambem nunca ouvi ninguem a fazer criticas de uma organização mafiosa ( que toda a gente sabe, que é dás melhores organizações a nível mundial). Ou seja dou o mérito pela organização, mas nao queria o mesmo para o meu clube. Este Porto campeão tem por base muita historias menos claras, é sustentado numa rede duvidosa, basta ver o percurso do Porto desde PC assumiu a liderença! Podem me falar que venceram a UEFA a Champions, não é isso que estou a colocar em causa, falo sim do sistema e cultura adoptada por esse clube! Poderia mencionar varias situações/casos bem duvidosas/os ( Calheiros, contratações, arbitragens, etc etc), mas todos nós sabemos de algumas. Felizmente para este clube nós vivemos num país em que casos como o casapia de lisboa, Fatima Felgueiras, padre Frederico, etc, nao passam mesmo de casos, e as pessoas com algum poder fazem o que querem sem temer as consequencias. Em outros paises da europa certamente o caso Apito Dourado já tinha vitimas, e talvez o FCP estivesse numa segunda divisao e talvez alguns dos titulos que venceu, seriam retirados... Talvez.... Para mim ainda nao vale tudo para vencer!


O SCP adopta sempre um modelo de seriedade! Podem falar que querem é titulos, eu tambem quero, mas antes dos titulos gosto de andar de cabeça erguida, saber que venço os jogos e campeonatos por mérito proprio. Amante do futebol que sou consigo ver o jogo para além da cor clubistica, se uma equipa for melhor que a nossa, á que reconhecer e dar o mérito a quem tem.

O realismo em que este clube se organiza e prepara o seu futuro, faz-me sorrir e deixa-me satisfeito por saber que existe pessoas com bom senso á frente dos destino do clube. Na sociedade em que vivemos e na nossa realidade portuguesa, quando li ( by Torres Lima) que um jogador que nao receba mais que 75 mil euros fica desmotivado, algo está mal, e nao pode ser o lado do sporting. O sporting está inserido num país que vive uma grave situaçao economica, o natural é q o resto da sociedade sinta essa dificuldade, o normal é as equipas terem que fazer este tipo de gestão( reduzir despesas), o anormal é o que faz SLB e o FCP que passam ao lado disto, quando um clube destes consegue competir a nivel salarial com países como Espanha, Italia, Alemanha, algo está errado! Sergio Conceiçao recebia 75 mil euros no Standard de Liege, não me faz tanta confusão este facto apesar de pequena expressão a nivel europeu desse clube, estamos a falar de Belgica, ou seja um nível de vida muito superior ao que se vive em Portugal. Agora o que difere é sim a nìvel desportivo, se alguem quer ganhar dinheiro, ou muito dinheiro no Futebol, nao pode ser nunca em Portugal (os clubes não tem assim tantas fontes de rendimento, os estadios raramente estão cheios, logo nao existe como fazer receitas), em Portugal um jogador valoriza-se(a nivel futebolistico), por mais que custe a realidade é esta, um jogador de top, se joga em Portugal, tem de ser de passagem, porque para alem do bom tempo e umas boas praias, nao temos assim mais nada para seduzir um jogador desse nível. Daí dizer que SCP está no caminho certo, no caminho do realismo, em toda a sua estrutura e politica de gestão, copiando e muito bem alguns modelos de gestão( nomeadamente da holanda) que se enquadra na realidade do clube e do país onde está inserido! Mais tarde irei escrever em seguimento desde texto, a politica de contratações desta época.


Para terminar e como nao quero incluir o caso Tello no meu texto das novas contrataçoes do SCP, só tenho a dizer q não choro nem uma lagrima pelo chileno, choro sim o dinheiro que foi dado por ele, e os anos todos que pagamos um bom ordenado. Estamos a falar de um jogador que chegou em 2000, começa a jogar e a mostrar qualidades em 2006 quando Paulo Bento assume os destinos da equipa, foi certamente o jogador mais caro que andamos a formar, sim porque de 2000 a 2005(5 anos é muito tempo, é quase de iniciado a sénior) andamos a formar um jogador, mais, tenho a leve sensação que só existe uma pessoa que percebe este jogador, e que consegue potenciar ao maximo as suas qualidades, falo de Paulo Bento, de tantos treinadores só um é que o percebeu, será que todos os outros nao percebem de futebol? Não me pareçe, estamos a falar de um jogador mediano, que no Chile nao tem lugar. Fico contente por saber que tello nao vai ver nem mais um tostão do SCP.

Se fosse no SLB ou no FCP, Tello caso nao tivesse assinado o novo contrato, estaria a treinar sozinho pelo menos desde Janeiro, e jogador que nao joga tambem nao se valoriza, é uma maneira de meter um jogador a pensar se assina ou não o novo contrato! Mas nós não somos mafiosos....

Nao comento mais este Jogador!


Saudações leoninas


Santy

4 comentários:

Salvaterra disse...

eheh mano Santy, concordo com algumas coisas, com outras já sabes que não. Nada mais lindo que a diversidade de opiniões. Só axei no essencial que foste injusto em relação ao FCP. Não é mentira que há historias sinistras por detrás da historia de sucesso do porto, mas a formação dos planeteis, a escolha de jogadores e treinadores, os jogadores k formaram, a ambição...é algo de salientar. Para não nos esquecermos que nos ultimos anos o porto é a unica equipa verdadeiramente com nivel internacional. Não é só pelo facto de ter ganho a uefa e champions. o Porto é regular nas suas participações internacionais como mais nenhuma ekipa portuguesas nos ultimos tempos. E isto vem da corrupção. N me parece. Sei que tb axas k não. O Porto é um clube vencedor essa é a diferença crucial para o nosso sporting. Que já nem sabe como se ganha.

Vantunes disse...

Concordo praticamente com tudo Santy. Também concordo com o que diz o Torres Lima... O sucesso do Porto não é (só assente) em tudo o que é mau.
Agora, também não é menos verdade que a actual estrutura do Sporting não é a desejável. Antes assemelha-se a um "Quem não tem cão, caça com gato"... E isto é optimo quando o gato lá caça qualquer coisa (como a Taça de Portugal), mas não nos podemos esquecer que o que todos querem é ter um cão para caçar.

O Sporting adopta este modelo de Gestão, porque está a remediar erros do passado, e não porque esteja a acautelar o futuro - É essencial todos reconhecermos isso. É óbvio, que as duas coisas até estão interligadas, mas bom bom, era poder pagar milhões por grandes jogadores... Isso era optimo sinal. Era sinal que este tempo de vacas magras tinha contribuído para chegarmos a algum lado.

Lopez disse...

Santy, antes de mais, parabéns pelo teu comentário! Visão muito lucida e correcta!
Penso que dos 3 grandes, o nosso Sporting (e ainda bem) é o clube mais sério e mais credivel...não tenho qualquer dúvida, daí estar tantos anos sem ganhar titulos!!!
O Futebol Português, na minha opinião, é uma luta entre as 2 máfias mais poderosas: FCP e SLB...O Sporting para conseguir ser campeão, tem de ser muito melhor que os outros 2 rivais, lutamos em desigualdade, daí não tantos titulos como os outros. O Porto, mercê das conquistas internas (algumas delas sabemos como), ganhou uma cultura de vitória que permitiu que conseguisse chegar a titulos de nivel internacional (aí com mérito), mas para um clube conquistar esse elan das vitórias...em 1º lugar tem de o conseguir internamente...e sabemos como o Porto e conseguiu...a maior parte das vezes! O Benfica, desde que é comandado por L.F.Vieira (antigo aliado do FCP quando era presidente do Alverca...que subiu dos Distritais até à 1ª Divisão e sempre se foi mantendo...sem adeptos, sem dinheiro, sem equipas...até L.F.Vieira sair...), em conjunto com José Veiga (a escolha desta personagem para Director do Benfica não é inocente) tem conseguido recuperar e aproveitando o apito dourado está na pole position da guerra das máfias...Nós, cá vamos fazendo o nosso caminho, sério, credivel, em busca de conquistar vitórias dentro de campo...Como costumo dizer, tenho um ORGULHO tremendo em ser do Sporting e o meu AMOR pelo Clube está acima de qualquer vitória ou titulo.
SPORTING SEMPRE!
Lopez

Lopez disse...

Santy, Parabéns pelo teu comentário!
Para mim, é cada vez mais um Orgulho ser do Sporting...está acima de qualquer conquista desportiva...também não quero ganhar a qualquer custo!
Quando se ganha, a cultura da vitória aparece, conquistam-se mais sócios, mais dinheiro, estádio cheio, e é mais fácil contratar jogadores...o FC Porto, tem muito mérito nas conquistas internacionais, mas para ganhar esse "élan" de vitória, teve de conseguir conquistas a nivel nacional...e aí todos sabemos como conseguiu a maioria delas...
A nós Sporting, resta-nos continuar a lutar em desigualdade com as 2 grandes Máfias do Futebol Português: SLB e FCP!!!
É perfeitamente natural ganharmos menos titulos...só jogamos dentro das quatro linhas...e perante equipas de nivel tão idêntico, os "cafés com leite" são pormenores decisivos...Há que continuar a lutar e acima de tudo não nos calarmos perante as vergonhas diárias do Futebol Português.
SPORTING SEMPRE
Lopez