sexta-feira, 13 de julho de 2007

Sub-20


A Selecção Nacional de sub-20 foi na madrugada de hoje eliminada pelo Chile nos oitavos-finais do campeonato do mundo da categoria. Foi eliminada e muito bem eliminada. Era uma selecção limitada, com muita vontade mas pouco talento. O treinador José Couceiro também não ajudou, é um treinador fraco bem ao nível desta selecção. Prevejo um bom futuro para jogadores como Pele e Rui Patrício, os restantes dificilmente terão condições para chegar à Selecção A portuguesa, e alguns até terão dificuldades em afirmar-se em clubes da Primeira Liga.

A Selecção tinha 5 jogadores ligados ao Sporting. Rui Patrício, Paulo Renato, Zezinando e Pereirinha e André Marques.

Rui Patrício – Esteve bem neste campeonato. Cumpriu e ainda foi decisivo em alguns momentos. Guarda-redes alto, parece sereno e com bons reflexos. Alguns defendiam que deveria ser já o substituto de Ricardo na equipa principal do Sporting. Eu não concordo, não por não acreditar que Patrício não tenha talento para tal, mas por uma questão de princípio. Ou o jogador é um fenómeno, ou então acho que é muito precipitado um jogador passar de júnior logo para titular da equipa principal. Acho que o Sporting como equipa grande e que actuará na Liga dos Campeões não tem que correr esses riscos. Cristiano Ronaldo, Quaresma, Moutinho, Nani , Veloso etc quando chegaram à equipa principal não foram logo titulares. Passaram por uma fase de ambientação à equipa, ao escalão principal e á Primeira Liga, foram entrando aos poucos, jogando alguns minutos e só meses depois é que se assumiram como titulares. A posição de Guarda-redes é uma posição crucial, delicada e ultra-específica, não permite que haja uma rotação de jogadores como noutras posições, e exige que quem ocupe a posição dê segurança e tranquilidade ao resto da equipa. Se o Sporting não comprasse Stoijkovic, teríamos apenas Tiago para competir com Patrício. E Poderiam acontecer duas coisas perigosas: Nº1- Podia-se apostar em Patrício para titular esta época, mas se o miúdo não entrasse bem e tivesse algumas falhas comprometedoras, para além de lesar o Sporting poderia ser traumatizante e condicionar Patrício para o resto da sua carreira. Nº2- Se houvesse a intenção de deixar Patrício ambientar-se às competições profissionais durante uns tempos, jogando na Taça da Portugal e na Taça da Liga para por exemplo assumir a titularidade na segunda volta, também seria muito perigoso porque Tiago teria que ser o titular para esta fase de transição e todos sabemos que Tiago nunca inspirou e nunca inspirará confiança. Por isso defendo que Patrício deva ser emprestado a um clube da primeira Liga que lhe permita ser titular. Se brilhar e estiver consistente durante uma época inteira aí sim pode regressar ao Sporting com hipóteses de ser aposta forte para Nº1 da nossa baliza.

Paulo Renato- Não esteve bem no Mundial, comprometeu em lances que resultaram em dois penaltis para os adversários. Mesmo assim não desgostei de Paulo Renato. Central com boa técnica, boa velocidade e bom sentido de posicionamento. Tem a lacuna de ser algo franzino para um defesa-central. Deverá fazer parte do plantel do SCP para a próxima época. É discutível a sua integração em detrimento de Semedo. Paulo Bento terá certamente as suas razões.

Zezinando
- Médio ao estilo africano. Rápido, batalhador, mexido e duro apesar de não ser muito robusto fisicamente. Gostei do jogador, enche o campo, corre muito, consegue estar em todo o lado e tem uma técnica assinalável. É uma espécie de Tinga mas mais dotado. Acho que seria uma boa solução para o plantel principal do Sporting. Seria útil para entrar em segundas partes de jogos em que o Sporting estivesse a ganhar, porque não só consegue ser muito participativo na fase de destruição dos ataques adversários como também parece ser muito eficaz no lançamento de contra-ataques.

Pereirinha- Tem um problema muito grave de inibição futebolística. Mesmo jogando com jogadores da sua idade parece que joga sempre reprimido e assustado. É muito rápido e tem um bom pique, mas raramente arrisca, raramente se assume. Parece muito fraco mentalmente. Aceita-se que tenha mais uma oportunidade esta época para ficar no nosso plantel, mas Pereirinha tem que encarar esta oportunidade como a última da sua vida. Se não se desinibir, se não se libertar, se não desiquilibrar a desculpa de que é jovem já não chegará para ir-se aguentando numa equipa com a dimensão do Sporting.
.
André Marques- Boa estatura física, bom pé esquerdo, boa qualidade de passe. Mesmo assim acho que não tem nível para ficar no Sporting, é muito pouco flexível, muito lento de movimentos o que lhe causa sempre muitas dificuldades quando está a defender um contra um com adversários mais ágeis e rápidos.
.
Torres Lima

3 comentários:

Lopez disse...

Excelente comentário Torres Lima...concordo a 99,9%!!!

Paulo Renato - Não o conheço muito bem, mas pelo que vi dele em 3 jogos do Mundial de Sub-20 (México, Gâmbia e Chile) achei que apesar de demonstrar alguma qualidade, não será jogador para o Spoting. É um jogador com toque de bola, que sai a jogar, no entanto, além de não ser muito alto nem forte fisicamente, denota lacunas ao nivel do posicionamento e do desarme...posso estar enganado...mas não acredito muito nele...parace-me um central banal!
Para o lugar de central, o futuro está assegurado: DANIEL CARRIÇO...tremendo!

Quanto a Patrício e Zezinando, gosto muito deles...e acho q podem ter futuro. Patrício é o tipico guarda-redes que aprecio, alto, forte e com grande tranqulidade em campo; Zezinando, salvo as devidas comparações, é um "pequeno" Makelele...aprovados!

Pereirinha, acho que é bom jogador (já me disseram que vai ser um grande jogador no futuro), mas também não acredito muito nele...parece-me ser o tipico jogador do passe para o lado (também o era nos Juniores há 2 anos)...precisamos de mais do que isso no Sporting...que consiga libertar-se e mostrar o seu verdadeiro valor...

Saudações Leoninas

Lopez

CA disse...

Então e o André Marques, não é do SPORTING ?

Salvaterra disse...

sim CA, obrigado pelo Reparo, já fiz o update.

TL