quarta-feira, 4 de julho de 2007

O Meu 11 Maravilha

Deixo aqui a minha equipa maravilha do Sporting, contando obviamente com os jogadores em que já vivo e com consciência crítica vi jogar.

Guarda Redes


Schmeichel (Entrou mal no Sporting, mais gordo, mais desleixado, mas melhorou com o passar de jogos, até ser determinante na conquista do título de 99/2000. Corajoso, domínio total do jogo aéreo e reflexos impressionantes. Mesmo já em pré-reforma no Sporting provou porque foi um dos melhores guarda-redes de todos os tempos)

Defesa

Nelson (Inteligente, Técnicista, grande cruzador. Depois de sair do Sporting a sua carreira entrou em fase descendente)

André Cruz (O Central com maior capacidade técnica que vi em toda a minha vida. Recepção, controlo de bola e qualidade de passe insuperáveis. Exímio também na cobrança de livres. Era lento mas a sua inteligência impar chegava para travar os avançados mais rápidos)

Marco Aurélio (Disciplinado, Concentrado, Líder. Grande defensor, dificílimo de bater no um contra um. Perfeito nas dobras)

Rui Jorge (Inteligentíssimo, notável pé esquerdo. Grande cruzador. Raramente errava um passe)

Meio Campo


Veloso (Robusto, Sereno. Toma sempre as opções mais certas. Qualidade técnica fantástica para um trinco.)

Moutinho (Corre Kilometros. Raramente falha passes, muito bom a defender, muito bom a tomar decisões. Combina uma competitividade e uma qualidade técnica muito pouco vista.)

Figo (Saiu do Sporting já como uma mega-estrela. O melhor jogador que vi no Sporting em toda a minha vida. Driblador insuperável. Mudança de velocidade sobre-humana. Grande qualidade de passe e de cruzamentos. Único.)

Balakov (O Maestro. Pé esquerdo para Museu. Grande velocidade de execução, e uma qualidade técnica absurda. Um cobrador de livres irrepreensível. Dos melhores nº 10 que já passaram pelo campeonato português.)

Pedro Barbosa ( O Zidane Português. Falso Lento. Grande driblador, grande rematador, grande controlo de bola, grande cruzador. O Sedutor. )

Ataque


Jardel (Para muitos o melhor cabeceador da história do futebol mundial. Sabia tudo sobre desmarcação. Enganava os defesas uma vez, duas vezes, três vezes, 100 vezes. Impossível de marcar. Suas cabeçadas pareciam remates com os pés. Caceava violento e preciso. Em forma valia no mínimo 30 golos por época.)
Torres Lima

3 comentários:

Lopez disse...

Grande 11, sem dúvida!

Já agora, vou destacar mais alguns belissimos jogadores que poderiam ficar no banco de suplentes:

GR - RICARDO (Não sou grande apreciador das suas qualidades, mas olhando os últimos 10/15 anos, a seguir a Schmeichel é o melhor! Bom entre os postes e com excelente jogo com os pés, tem como grande handicap a saída da baliza nas bolas por alto. Cresceu muito na última época.)

DEF - Nourredine Naybet (Contratado ao Nantes durante o Mundial de 94, este Marroquino foi um dos grandes centrais que passaram pelo Sporting. Alto, forte, com sentido de marcação, com uma regularidade exibicional tremenda, deixou saudades em Alvalade.)

DEF - LUISINHO (Ainda tenho recordações vagas, de o ver durante 2/3 épocas no antigo estádio de Alvalade. Apesar disso, recordo um central de classe, limpo, que saía a jogar. Merece o destaque!)

MED - STAN VALCKX (De origem era central, mas em Alvalade actuou a maior parte do tempo no meio-campo. Alto, muito forte na marcação, tatcicamente evoluido e com um remate portentoso, um excelente jogador que o grande Bobby Robson trouxe para o Sporting.)

MED - ALDO PEDRO DUSCHER (Chegou da Argentina muito novo, mas logo convenceu. Um médio moderno, elegante que desarmava e punha a equipa a jogar. Um autêntico pêndulo no Sporting de Mirko Jozic, Duscher personificava a classe do meio-campo!)

AVA - BETO ACOSTA (Chegou ao Sporting com 32 anos e muitos duvidaram do seu valor! Eu...não! Não o conhecendo muito bem, ao olhar para o seu curriculo não tive dúvidas: um jogador internacional A pela Argentina por 35 vezes...não pode ser mau jogador! Não me enganei! Acosta, era o tipo de avançado possante, que cobria a bola como ninguém e só precisava de meia oportunidade para marcar...ficou na história do Sporting...e ficou no meu coração para sempre! A 1ªcamisola oficial do Sporting que comprei, logo a seguir ao titulo de 1999/2000, foi estampada com o 11 e ACOSTA, nesse dia, tive a sorte de me cruzar com ele em Alvalade e dar-lhe um grande abraço.Jamais esquecerei, no ultimo jogo pelo Sporting em Alvalade, Beto Acosta embargado em lágrimas a despedir-se dos adeptos na superior sul...Betogol para sempre!)

AVA - LIEDSON (Sim, o levezinho já merece ficar na história. De estatura mediana, pouco peso, Liedson sozinho massacra qualquer defesa. Dotado de uma condição fisica invejavel, é o 1º defesa da equipa. É daqueles jogadores que não sendo um goleador nato, consegue criar oportunidades de golo do nada! Um perigo para qualquer equipa do Mundo!)

Saudações Leoninas
Lopez

Santy disse...

Um 11 pessoal não é algo que se comente, pois cada um tem as suas preferencias e seus gostos. Vou simplesmente relembrar um ou outro jogador que passaram pelo SCP que me tocaram como espectador de futebol: Paulo Sousa, Aldo Duscher, Beto Acosta, Amunike, João Vieira Pinto(para mim um jogadore de eleição! Fantastico!), Rochemback, Sá pinto,... mais uns outros entram nesta galeria sem favor nenhum!
Abraço

Vantunes disse...

Já passei tanto tempo a pensar nisto... O meu 11 é mais ou menos este:

Guarda Redes - Ricardo
Def. Direito - Nelson
Def. Central - André Cruz e Luisinho
Def. Esquerdo - Rui Jorge
Trinco - Duscher
Médios Centro - Balakov, Figo e João Vieira Pinto
Avançados - Jardel e Liedson

Só tenho pena de não poder incluir nesta equipa os grandes capitães Oceano e Pedro Barbosa, mas certamente com lugar no banco dos suplentes, ao pé de homens como Schmeichel, Marco Aurélio, Amunike e Beto Acosta.