quarta-feira, 11 de julho de 2007

Pelé e o Mercado Interno


Nos últimos anos o Futebol Clube do Porto ganhou quase 100 milhões de Euros com as vendas de Pepe, Maniche, Nuno Valente, Derlei, Paulo Ferreira e Deco. O que é que estes jogadores e estas vendas têm em comum? Todos estes jogadores foram adquiridos a outros clubes no mercado interno, valorizaram-se no Futebol Clube do Porto, enriqueceram o clube de forma extraordinária e tornaram-se grandes nomes internacionais.

O Sporting nos últimos anos tem negligenciado totalmente o mercado interno. Na época passada e ao que parece acontecerá o mesmo nesta não adquirimos nenhum jogador que actuou na Liga Portuguesa. Isto só por si é um mau princípio e basta vermos o sucesso que tem tido o FCP com esse tipo de política.

O Jogador comprado no mercado interno, envolve sempre menos riscos, porque para além de já estar habituado ao ambiente e ao campeonato português, a sua transferência envolve quase sempre valores de aquisição e salariais mais baixos. No passado muitas transferências foram feitas usando até jogadores dispensáveis como moeda de troca. Por exemplo se o Sporting pretendesse um jogador como o Linz do Boavista, poderia oferecer jogadores como Varela, João Alves ( agora do Guimarães)até Carlos Martins ( agora do Huelva) ou ainda outros dispensáveis ou emprestados para obter o jogador. Oferecer uns trocos mais uns jogadores indesejados para nós, mas interessantes para outros sempre foi forma de negociar com os clubes médios e pequenos em Portugal. Isto amortiza a carga monetária do negócio e ajuda o Sporting a escoar algum do material humano “extraviado” que está ligado ao clube.

Nesta Selecção de Sub-20 que está a disputar nesta altura o campeonato do mundo da categoria, há um jogador que sobressai em relação aos outros todos. Pelé do Vitória de Guimarães. Ressalvando as devidas comparações Pelé é uma espécie de mini-Patrick Vieira. É um jogador que pode ocupar a posição de trinco ou de médio-volante ( box-to-box) é muito forte fisicamente, tem 1m e 87, usa muito bem o seu porte físico, tem boa elevação e ganha com facilidade as bolas pelo ar, é muito sereno e líder na organização do jogo da equipa e tem muito boa qualidade e critério a passar a bola.

Pelé foi considerado aos 19 anos um dos melhores jogadores da segunda Liga na época transacta e um jogador crucial na subida do Guimarães à primeira Liga. Parece já ter dezenas de clubes europeus interessados no seu passe. Como Santy já tinha frisado era muito importante que o Sporting adquirisse este jogador, não só porque é obviamente um jogador jovem de grande potencial, mas também porque seria uma solução muito boa para possíveis saídas de jogadores como Veloso e Moutinho num futuro próximo.

É importante o Sporting voltar a estar atento ao nosso mercado e principalmente a jovens valores como Pelé. Também seria inteligente o Sporting reiniciar uma boa relação com os outros clubes grandes (Benfica e Porto) para eventualmente adquirir ou fazer trocas de jogadores como já aconteceu no passado. O Mercado Interno será sempre um elemento chave para o sucesso dum clube português, Sporting não pode descorar isso, até porque o clube não pode pensar que vai conseguir formar na Academia bons jogadores para todas as posições e a toda a hora.


Torres Lima

6 comentários:

Lopez disse...

Excelente comentário e grande visão sobre o que deve ser a orientação dos clubes Portugueses!

Vou começar por abordar o tema Pelé! Pessoalmente, não tenho ainda uma opinião formada acerca deste jogador! Vi 1/2 jogos dele e considero que tem muito potencial, mas atendendo aos elogios que têm surgido, vou estar mais atento nos próximos tempos para conhecer melhor o jogador e poder emitir uma opinião mais cuidada.

Mercado Interno!

Grande Torres Lima, acho que tens toda a razão no teu raciocínio, mas confesso, sou absolutamente contra (salvo algumas excepções) o mercado interno! Porquê?!

Passo a explicar, 1 a 1, os motivos…

1. Ao longo dos anos, tenho-me habituado a ver que tanto o FC Porto como o SL Benfica conseguem contratar jogadores no mercado interno, às equipas de menor dimensão, de uma forma rápida e simples. A maior parte das vezes, nem aparece na comunicação social o montante envolvido. Relembro as contratações por parte do SL Benfica de Tiago, Armando e R. Rocha ao SP. Braga (de uma acentada), mais tarde Quim; Petit e Nelson ao Boavista; Nuno Assis ao Guimarães, etc. O FC Porto, foi buscar Paulo Ferreira ao V. Setúbal não sei por quanto dinheiro (ao Sporting pediam 500 mil contos), Pepe, Deco, etc.…quanto custaram? Não sabemos…O problema está no facto dos clubes mais pequenos fazerem uma certa subserviência em relação ao FC Porto e SL Benfica, aceitando pouco dinheiro e jogadores para a troca, enquanto que ao Sporting dificultam ao máximo, pedem muito dinheiro e não aceitam com muita facilidade jogadores para a troca…relembro os casos de João Alves (2,5 Milhões de Euros por metade do passe e Wender 1/1,5 Milhões de Euros) …para o Sporting, por vezes, comprar no mercado interno, torna-se mais caro…e pouco proveitoso!!!

2. Analisando os últimos anos, verifico que ao nível das contratações no mercado interno, os jogadores vingam mais facilmente no FC Porto e SL Benfica do que no Sporting…Os grandes jogadores que se afirmaram em Alvalade nos últimos anos são todos estrangeiros ou da formação do Sporting com a excepção de Pedro Barbosa, ou outros que chegaram da Luz ou Antas…Eu vejo jogadores com R. Rocha, Tiago, Nelson, Petit, Quim, vingarem “facilmente” na Luz; ou Derlei, Nuno Valente, Pepe, P. Assunção, Raul Meireles, pegarem de estaca no FC Porto…pergunto: no Sporting, nos últimos 10 anos, quantos jogadores oriundos de equipas pequenas conseguiram vingar verdadeiramente? Poucos…muito poucos…lembro os casos completamente falhados de Mário Sérgio, Luis Filipe, João Alves, Wender, Edson, Ivo Damas, etc. Depois temos os casos daqueles que foram relativamente úteis, casos de Delfim, Pedro Martins, Abel, Vidigal…Os consagrados? Poucos…Pedro Barbosa, Tonel…e pouco mais!!!

NOTA: Os outros é que ganham títulos e são os maiores do Mundo…mas é em Alvalade que os jogadores mais sentem a pressão!!! Singrar no Sporting não é para todos!!!

Sou a favor da contratação de jogadores no estrangeiro, aposta de jovens valores da formação e contratações “pontuais” no mercado interno. Apoio totalmente a troca de jogadores entre os grandes!

Saudações Leoninas

Lopez

Bancada Sul disse...

O mercado interno nunca foi bom para o Sporting, os exemplos do passado assim o comprovam. Silva, Ayew, João Alves e tantos outros são exemplos mais que evidentes de maus negócios. Talvez por esses mesmos jogadores já terem uma idade mais madura, quanto ao Pélé não desgostei das exibições dele nos sub-20, poderia ser uma boa aposta, mas neste momento tens um valor enorme nessa posição a crescer a cada dia que passa, Miguel Veloso. Não esquecendo também que o Vitória de Guimarães iria pedir um valor muito acima da realidade actual do jogador, pois veria aqui uma fonte de receita, já que o jogador actualmente está numa grande montra que é o Campeonato Mundial de Sub-20.

Saudações Leoninas.

Santy disse...

Nunca estive tanto de acordo com o Torres Lima como agora! Perfeito! Sublinho tudo o que foi escrito! Quero dar enfase na parte do mercado interno, é obvio que é de aproveitar, e Lopez o facto de o sporting nao ter tido tanto sucesso, tabem é pq o SCP aposta mais na formação, logo tem menos necessidade de comprar! Já falaram de alguns jogadores oriundos de clubes portugueses, eu vou acrescentar mais uns, Jorge Andrade, Miguel, Nuno Gomes, etc!
Mas os meus aplausos vão pela brilhante e oportuna abordagem aos negocios internos que o sporting nao faz como deve ser, não faz sentido andar a emprestar o varela ao Huelva, o terceiro melhor jovem do ultima época, se é para ser emprestado, que façamos com algo em troca, o Semedo, se não fica no plantel (ainda tem que me explicar como o Paulo Renato sub20 fica e o Semedo não!!), certamente servira para ser emprestado ou vendido, mas como moeda de troca, então se por acaso quisessemos o Pelé, não era já usar o João Alves, o pelé ainda nao tem assim um valor(abordando o comentario do Nuno) de mercado tao superior ao do João Alves. Eu vejo um jogador que se chama Evanildo( aprecio o miudo), a saltar todos os anos de clube em clube, consoante a necessidades do FCP adquirir ou não um jogador, isso é importante!!
Bem mais uma vez Perfeito! Perfeito!

Abraços

Salvaterra disse...

Lopz concordo ctg claro. mas a questão essencial n está nos jogadores que não vingaram. Isso é mt culpa nossa. Compra-se várias vezes jogadores sem critério algum

qd o scp comprou joao alves e wender eu vi logo que não tinham nivel para o scp. forma dois jogadores fabrikados pela imprensa. observa-se mal em portugal. agora é óbvio que há bons jogadores. Vais-me dizer que n há em portugal laterais eskerdos melhores que o ronny??? pk n se compra??

o mercado interno é vital, mas é obvio que tem k se observar bem e comprar bem. o pelé é um exemplo, é pa se comprar.

torres lima

samuel disse...

O Ivanildo é fraquinho.. Se fosse antes o Helder Barbosa, esse sim é craque!!

Lopez disse...

Torres Lima, é óbvio que existem em Portugal melhores laterais esquerdos que Ronny…também não é muito difícil! Mas penso que estar a contratar um jogador no mercado interno por valores altamente inflacionados, prefiro que se tente verificar o mercado externo…um empréstimo de um jogador vindo de um grande europeu, ou, verificar em mercados mais acessíveis (Bélgica, Países Nórdicos, Países de Leste, América do Sul) onde existem jogadores internacionais, com capacidade, que custam o mesmo que jogadores em Portugal...Na 1ª Liga, observando os clubes de menor dimensão, não vejo grandes soluções para esta posição…talvez, Rodrigo Alvim, Antunes…e ficamos por aqui!!!

Quanto ao insucesso que o Sporting tem tido no mercado interno, é natural que o clube também tenha quota parte da culpa desse insucesso, no entanto, os números não mentem: Que me lembre, nos últimos 10/15 anos, foram raríssimos os casos de jogadores oriundos de equipas de menor dimensão que triunfaram em Alvalade…veja-se a facilidade com que por exemplo, Tiago, Petit, Rocha, Nelson se integraram no Benfica, ou Pepe, Meireles, P.Assunção, no Porto…em Alvalade, olhando para as últimas equipas, quantos titulares nestas condições? Falta de critério nas escolhas, por parte do Sporting, subserviência por parte dos clubes em relação às máfias do futebol português, serão as razões principais para estes falhanços…

Saudações Leoninas

Lopez