terça-feira, 10 de julho de 2007

O Lateral Esquerdo


Tello saiu, e saiu mal. Concordando plenamente com Hugo S, temos todos que admitir que houve uma negligência atroz na questão da sua renovação. Tello tornou-se num grande jogador e merecia ser tratado como tal. Não foi o que aconteceu, a Direcção do Sporting foi incompetente, apática e leviana. Tello fez bem em sair.

Tello era nestes últimos tempos, um lateral distinto. Tornou-se num bom defensor, era muito bom no passe, colaborando muito bem com o meio campo em jogadas de primeiro toque, e era ainda um notável cruzador e executante de bolas paradas. Não é fácil encontrar outro com estas características.

O Sporting sem Tello, tem que aproveitar, para encontrar um lateral esquerdo com um bio-tipo diferente. Mesmo que Caneira fique, sabemos que quando joga a lateral esquerdo, garante sempre uma boa cobertura defensiva, mas limita o jogo ofensivo da equipa pelo lado esquerdo. Isto porque Caneira não tem capacidade para ir à linha de fundo cruzar.. Caneira é um grandíssimo jogador, mas não lhe podemos exigir tudo. É um defesa central de origem e será sempre um lateral com limitações ofensivas. Principalmente quando joga na esquerda.

O Melhor Sporting do ano passado, foi um Sporting que tinha Polga e Caneira a centrais e Abel e Tello a laterais. Com Abel e Tello Sporting ganhou profundidade e largura. Tello e Abel na fase ofensiva eram autênticos Alas e conseguiam várias vezes chegar ao ultimo terço do terreno e arrancar cruzamentos perigosos, muitos deles decisivos.

Para 2007/2008 era muito importante que o Sporting não perdesse esta qualidade de jogo ofensivo lateral que teve no fim da época passada, mas que conseguisse também, pelo menos no lado esquerdo, um jogador que garantisse uma cobertura defensiva capaz. Ou seja o ideal seria adquirirmos um lateral esquerdo que fosse metade Caneira, metade Tello. Não é fácil claro, mas devíamos tentar encontrar um lateral à italiana. Um jogador alto, robusto, que saiba apoiar bem os centrais, dando também boa cobertura no jogo aéreo, mas que seja de preferência canhoto, que saiba tocar e cruzar bem a bola. Laterais esquerdos ao estilo de Maldini (no passado), Kaladze e Jankulovski no Milão, Grosso agora no Lyon, Abidal agora no Barcelona ou Heinze no Manchester United. Defesas esquerdos muito bons a proteger os centrais, mas que também cumprem bem o papel ofensivo.

Para um Sporting de Liga dos Campeões era muito importante ter um jogador assim, porque a pressão ofensiva que a equipa sofrerá nesta competição, nada tem a ver com o que acontece na maioria dos jogos da Bet and Win. Ter um jogador melhor defensor e fisicamente mais bem estruturado que Tello, mas sem perder a capacidade ofensiva era o ideal. Pessoalmente nesta linha de jogadores gosto de Areias, pena já ter sido contratado pelo Belenenses. Também seria engraçado o Sporting tentar alguém como Nuno Valente. O Jogador tem hoje 32 anos, não deverá ser titular na próxima época no Everton, por isso não acredito que fosse uma contratação difícil. Do mal ou menos na Liga Portuguesa temos Alonso do Nacional. Não é tão alto, nem domina tão bem o jogo aéreo, mas é possante, é forte a defender no um contra um e muito perspicaz a atacar.

O que não pode mesmo acontecer, é o Sporting ficar com Ronny e André Marques como as duas únicas opções para a lateral esquerda. Seria catastrófico. Nenhum destes dois jogadores tem nesta altura nível sequer para estar no plantel do Sporting. São os dois muito lentos de movimentos e miseráveis a defender. Se isto acontecesse seria o fim.
Torres Lima

1 comentário:

Lopez disse...

Concordo. Rodrigo Tello cresceu muito na última época e já era um jogador importante do Sporting! Não censuro o jogador por ter saído, censuro sim, ao que se sabe, pela forma como se comportou com os dirigentes do clube, dando sinais de que iria aceitar a proposta de renovação e depois “fugindo” para a Turquia sem dar uma explicação a ninguém! Durante as épocas passadas em Alvalade, sempre teve um comportamento sério, correcto e profissional…não tinha necessidade de sair desta maneira: bastava dizer que não aceitava a proposta do Sporting e que ia para o Besiktas ganhar 90 mil Euros mensais! Era tão simples! Aos dirigentes do nosso clube, critico a inércia, o esperar confiando nas indicações positivas do jogador…no Mundo do Futebol temos de estar atentos, de tomar decisões nas alturas certas…para evitar que aconteçam cenas destas!

Sem dúvida, precisamos de um lateral esquerdo urgentemente! Mesmo que Caneira fique! Ronny e A. Marques são jogadores muito limitados para os objectivos do Sporting! Concordo plenamente no tipo de lateral a contratar, o problema, mais uma vez, é a inércia dos dirigentes do Sporting, que ficaram a “dormir” sobre as contratações de Gladstone, Izmailov e Vukcevic e agora andam “atrapalhados” coma vinda de um ponta de lança…e ainda há Caneira e Ricardo…houve a hipótese Leandro Grimi ficámos por aí…agora, o mercado está cada vez mais difícil…vamos ver!

Na minha opinião, Antunes, apesar de jovem e com potencial, também não tem perfil…a nível interno não vejo grandes soluções…talvez Rodrigo Alvim…ou vem um jogador credível ou…A. Marques/Ronny…não há volta a dar!!!

Dá-me a sensação que o Sporting, em relação a contratações, vive exclusivamente das “démarches” de Carlos Freitas, o que num mercado global tão competitivo, é manifestamente curto, e com C. Freitas a resolver o assunto de Maxi Lopez/Milan Purovic não há tempo para o tão importante lateral esquerdo!!!

Espero que não seja tarde de mais!

Saudações Leoninas

Lopez